Foto: Chico Bezerra/PJG

11ª Conferência Municipal de Assistência Social do Jaboatão debate políticas públicas para o setor

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início, nesta quarta-feira (26), à 11º Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, realizado em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, acontece, nos dias 26 e 27 de julho, no auditório da Faculdade dos Guararapes, no bairro de Piedade, vai discutir a garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e apontarão propostas que irão nortear as políticas públicas do setor para os próximos dois anos.

Secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Joselito Nunes ressaltou a importância da participação do poder público e da sociedade civil nos debates, que, segundo ele, têm como principal objetivo criar mecanismos para tirar de situação de vulnerabilidade social os que nesta se encontram.

“As pessoas precisam ter acesso a oportunidades que as permitam ascender e, com isso, deixar para trás quadros de vulnerabilidade social. A atual gestão da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes tem dado prioridade à assistência social e aos menos favorecidos. O prefeito Anderson Ferreira sempre deixou claro que é fortalecendo as áreas da saúde, educação, assistência social e segurança que o município vem se tornando exemplo de cidadania para todo o estado”, disse Nunes.

De acordo com a secretária-executiva de Assistência Social do Jaboatão dos Guararapes, Carla Lapa, a conferência funciona, ainda, como uma forma de controle social e precisa ser vista como uma oportunidade de o cidadão exercer o direito de participar de decisões que vão afetar diretamente a sociedade. “A assistência social se faz ainda mais necessária quando as fragilidades sociais estão mais presentes. Por isso, sugerimos, ainda, como discussão para os grupos de trabalho, a obrigatoriedade de o município repassar uma porcentagem de sua arrecadação para assistência social, como faz com os setores da educação e saúde”.