Foto: Chico Bezerra/PJG

11ª Conferência Municipal de Assistência Social do Jaboatão debate políticas públicas para o setor

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início, nesta quarta-feira (26), à 11º Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, realizado em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, acontece, nos dias 26 e 27 de julho, no auditório da Faculdade dos Guararapes, no bairro de Piedade, vai discutir a garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e apontarão propostas que irão nortear as políticas públicas do setor para os próximos dois anos.

Secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Joselito Nunes ressaltou a importância da participação do poder público e da sociedade civil nos debates, que, segundo ele, têm como principal objetivo criar mecanismos para tirar de situação de vulnerabilidade social os que nesta se encontram.

“As pessoas precisam ter acesso a oportunidades que as permitam ascender e, com isso, deixar para trás quadros de vulnerabilidade social. A atual gestão da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes tem dado prioridade à assistência social e aos menos favorecidos. O prefeito Anderson Ferreira sempre deixou claro que é fortalecendo as áreas da saúde, educação, assistência social e segurança que o município vem se tornando exemplo de cidadania para todo o estado”, disse Nunes.

De acordo com a secretária-executiva de Assistência Social do Jaboatão dos Guararapes, Carla Lapa, a conferência funciona, ainda, como uma forma de controle social e precisa ser vista como uma oportunidade de o cidadão exercer o direito de participar de decisões que vão afetar diretamente a sociedade. “A assistência social se faz ainda mais necessária quando as fragilidades sociais estão mais presentes. Por isso, sugerimos, ainda, como discussão para os grupos de trabalho, a obrigatoriedade de o município repassar uma porcentagem de sua arrecadação para assistência social, como faz com os setores da educação e saúde”.

Veja também

Rede municipal de ensino do Jaboatão espera 69 mil alunos na volta às aulas

Os alunos da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes voltaram às aulas nesta …