Foto: Chico Bezerra/PJG

360ª Festa da Pitomba encerra nesta segunda com procissão e forró

A 360ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, conhecida popularmente como Festa da Pitomba, se encerra nesta segunda-feira (24), com a procissão da Imagem da Padroeira, e ao som de muito forró, no palco principal. A programação começa às 8h, com a Celebração Eucarística, na Igreja do Monte dos Guararapes. Às 10h, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, fará a celebração. Às 15h, terá início a procissão da Imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, saindo e retornando ao Santuário. A Bênção do Santíssimo, que acontecerá após a procissão, também será comandada por dom Fernando Saburido. Já no Palco Artístico, estarão Petrúcio Amorim, Nádia Maia, Irha Caldeira, Teresinha do Acordeon, entre outros. São esperadas mais de 100 mil pessoas no encerramento do evento.

A Festa da Pitomba começou no Domingo de Páscoa, com uma ampla programação, incluindo o Polo Cultural, onde estão se apresentando artistas locais com ciranda, maracatu, coco de roda, frevo e zumba, sempre a partir das 17h. Também são oferecidos serviços nas áreas de saúde, educação, ação social, direitos humanos, turismo e recreação para as crianças.

“Nós planejamos uma festa para a família e alcançamos nosso objetivo. As pessoas estão vindo para o Monte dos Guararapes com a certeza de que a tradição da Festa da Pitomba foi resgatada por nossa gestão e de que a segurança está garantida. Cerca de 1.500 policiais militares e civis, guardas municipais, agentes de trânsito e bombeiros estão trabalhando para assegurar total tranquilidade a quem está vindo ao Monte dos Guararapes. Também instalamos câmeras de videomonitoramento e fizemos outras ações de segurança. O resultado está sendo este, um evento bonito e com muita participação popular”, destacou o prefeito Anderson Ferreira.

Além dos cantores que se apresentarão na noite desta segunda, outros grandes representantes do cenário musical estiveram na Festa da Pitomba, entre os quais Karynna Spinelli, Maestro Spok, Capim com Mel, André Rio e Marrom Brasileiro. Além de Petrúcio Amorim, Nádia Maia, Irha Caldeira e Teresinha do Acordeon, também cantarão no encerramento da festa, Rogério Rangel, Benil, André Macanbira, Percinho e Bia Marinho.

“Nunca imaginei participar de uma festa de 360 anos de tradição. Fiquei muito contente pelo convite, principalmente ao ver uma estrutura como essa. O formato foi perfeito. O Projeto Viva Pernambuco teve uma grande oportunidade para mostrar a nossa cultura”, ressaltou o Maestro Spok. “Jaboatão está de parabéns por trazer tantos artistas pernambucanos para uma festa feita para as famílias. O evento deste ano resgatou a tradição da Festa da Pitomba”, acrescentou André Rio.

DOMINGO
Na noite deste domingo, estarão no Palco Artístico Troinha, Sheldon Ferrer, Banda Torpedo, Tocha, Dan Ventura e Menor. Os shows começam às 20h e terminam à meia noite.

Veja também

Jaboatão ganha Centro Municipal de Qualificação Profissional

O Centro Municipal de Qualificação Profissional (CMQP) do Jaboatão dos Guararapes foi inaugurado na manhã …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.