Foto: Chico Bezerra/PJG

Ações contra o câncer de mama no Jaboatão estimulam cuidado com a saúde das mulheres

A Secretaria de Saúde da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes intensificou as ações do Outubro Rosa, que acontecem até o próximo dia 31, com a intenção de estimular as mulheres do município no controle do câncer de mama, compartilhar informações, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. As ações do Outubro Rosa acontecem anualmente, no entanto, o município disponibiliza gratuitamente, durante todo o ano, atendimento móvel de mamografia e em clínicas conveniadas para mulheres entre 50 e 69 anos.

No último final de semana, 123 pacientes foram atendidas no Laboratório A+ Medicina Diagnóstica de Pernambuco para a realização de exames de citologia oncótica, densitometria óssea e ultrassonografia da mama. A iniciativa foi realizada por meio de parceria firmada entre o laboratório e a Secretaria Municipal de Saúde.

Além dessas ações, as mulheres também são orientadas a cuidar da saúde realizando a prevenção ao câncer de colo de útero, atenção às comorbidades mais frequentes como alteração da pressão arterial; glicemia; combate à obesidade e sobrepeso; estímulo às atividades físicas; prevenção e tratamento a infecções sexualmente transmissíveis; alimentação saudável; planejamento familiar e palestras educativas.

Veja também

USF Curado II abrirá à noite nesta sexta-feira (9) para realização de exames de combate ao câncer de próstata

Como parte da programação do Novembro Azul, a Secretaria de Saúde de Jaboatão vai desenvolver …