Atleta pernambucana disputará Pan-Americano de Judô no Peru com apoio da Prefeitura do Jaboatão

Depois de vencer o Campeonato Brasileiro Sub-15, em Lauro de Freitas (BA), e de conquistar o ouro nos Jogos Escolares da Juventude, em Curitiba (PR), a pernambucana Rebeka Venceslau, de 12 anos, agora se prepara para viajar para Lima, capital do Peru, onde disputará o Pan-Americano de Judô. Reconhecida como uma das melhores judocas do Brasil na categoria super ligeiro (até 36 kg), Rebeka, de origem humilde, precisou desistir de lutar no Pan de 2016 por falta de patrocínio. Este ano, devido ao incentivo financeiro da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio de Secretaria Municipal de Educação, a atleta poderá participar da competição, que acontece de 1 a 6 de novembro.

Apesar da pouca idade, Rebeka é faixa verde e já ostenta o título de tricampeã brasileira. Sua treinadora, Gabriela Souza, comemorou o apoio da prefeitura e disse acreditar no potencial da atleta. “Sei do potencial dela e das chances que temos de voltar para casa com novas vitórias”, disse, ao acrescentar que, às vésperas da competição, temia não conseguir apoio e perder mais uma vez a vaga no Pan.

Rebeka é estudante da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes e participou, na manhã desta segunda-feira (16), de uma reunião com a secretária-executiva de Educação, Iany Jardim, para ajustar os últimos detalhes da viagem. “É um orgulho termos em casa alguém tão jovem e com tanto talento. Ela vai em busca de um sonho, representando uma desejo que também é nosso”, celebrou Iany.

Após a disputa no Peru, Rebeka seguirá para o Chile, onde participará dos Jogos Sul-Americanos da Juventude.