Catadores de recicláveis do Jaboatão ganham biblioteca

Catadores de materiais recicláveis do bairro de Prazeres, no Jaboatão dos Guararapes, ganharam uma biblioteca comunitária, equipada com 1.200 livros voltados para crianças e adultos. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, com a Rede Educare, que atua na criação e captação de recursos para projetos sociais e culturais e patrocínio da Ball – líder global na fabricação de embalagens de alumínio para bebidas. O lançamento do espaço aconteceu na tarde da última terça-feira (18) e contou com a presença de catadores locais, representantes da iniciativa particular e da secretária municipal de Assistência Social, Mariana Inojosa.

A biblioteca é a segunda de Pernambuco a ser implantada, visando criar um espaço de leitura e educação para os cooperados, mas também atenderá alunos da rede municipal pública de ensino, além das comunidades dos bairros adjacentes. A secretária Mariana Inojosa destacou a importância do projeto. “Sabemos o valor que os catadores têm para o município e para o meio ambiente, por isso abraçamos essa iniciativa com muito prazer. Nossa gestão investe cada vez mais na capacitação desses profissionais e de seus familiares, porque com educação podemos ter um país mais desenvolvido e consciente”, afirmou.

De acordo com Kátia Rocha, coordenadora da Rede Educare, o acervo do espaço conta com edições em braile e audiobooks para crianças portadoras de deficiência visual. “Esse é um espaço de desenvolvimento do hábito da leitura. Há pesquisas que apontam que 44% da população do Brasil nunca leu um livro, então queremos que essas pessoas se familiarizem e incluam a leitura no seu cotidiano”, pontuou.