Cento e sessenta mulheres do Jaboatão participam de aula inaugural do curso técnico de costura industrial

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva da Mulher, deu realizou, nesta segunda-feira (29), na Escola Municipal Vânia Laranjeiras, em Prazeres, a aula inaugural do curso técnico de costura industrial com arte e design. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Governo Federal e integra o projeto “Mulheres dos Guararapes – Tecendo a Cidadania e Construindo a Paz”, que visa, entre outros aspectos, promover o desenvolvimento pessoal e profissional das jaboatanenses. O curso será coordenado pela Megaquality, empresa referência na área de consultoria empresarial e que, há mais de 15 anos, capacita profissionais para o mercado de trabalho.

Ao todo, foram oferecidas 160 vagas, tendo sido privilegiadas, ao longo do processo de inscrição, beneficiárias do programa Bolsa Família, integrantes da rede de mulheres empreendedoras do município e/ou que tenham sido atendidas no Centro de Referência Maristela Just, que oferece assistência a vítimas de violência doméstica e familiar. O curso tem início na próxima quarta-feira (31) e previsão de término em junho de 2018. As aulas serão realizadas na quadra da Escola Vânia Laranjeiras nas segundas e quartas-feiras, nos turnos da tarde e noite.

Coube à secretária-executiva da Mulher do Jaboatão dos Guararapes, Juliana Paranhos, dar as boas-vindas às futuras empreendedoras. De acordo com a gestora, há uma grande preocupação, por parte da atual gestão, em aliar esforços entre as secretarias municipais e executivas em prol do desenvolvimento social da população, “principalmente de nossos jovens e nossas mulheres, que, no que depender do nosso trabalho, serão muito bem capacitados para lutar por melhores condições de vida”.

Empolgada, a dona de casa Vanessa Cristina, 32, de Jaboatão Centro, contou que sempre sonhou em voltar a estudar, mas que, devido à correria do dia a dia, precisou abandonar os estudos muito cedo para trabalhar. “Agora, com esse curso, tenho a certeza de que só depende de mim mudar a história da minha vida. Sou muito grata à prefeitura pela oportunidade que estão nos dando, de aprender um novo ofício. Não vou faltar um só dia de uma aula porque quero ser a melhor costureira que puder”, disse.

“Essa iniciativa nasce atendendo a um pedido feito por várias mulheres de nossa cidade, que, no início do ano, nos procuraram para solicitar a abertura de cursos de qualificação profissional, e, assim, terem mais condições de aumentar sua renda e melhorar de vida. A prefeitura, ciente da importância de investir principalmente nas áreas da educação, saúde e ação social, se colocou à disposição da sociedade e está implementando ações que, como estamos vendo, estão mudando para melhor a vida dos e das jaboatanenses”, assinalou Paranhos.

Além das 160 mulheres que integram a primeira turma do curso, participaram da cerimônia de abertura, na tarde de hoje, o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Joselito Nunes; a secretária de Educação, Cultura, Esportes, Lazer e Juventude do Jaboatão dos Guararapes, Ivaneide Dantas; o diretor e o gerente da Megaquality Consultoria, Sandro Morais de Medeiros e Reinaldo Magri, respectivamente; a gestora da Escola Vânia Laranjeira, Marídija Araújo de Melo, e a professora do Sebrae, Verônica Ribeiro, que conduziu uma aula sobre empreendedorismo na indústria têxtil.