Cineteatro Samuel Campelo em pauta na abertura de festival de cinema do Jaboatão

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, deu início, na noite da última segunda-feira (5), à segunda etapa da 1ª Mostra Cultural do Jaboatão. O evento, que exibirá mais de 40 filmes até a próxima sexta-feira (9), emocionou os homenageados e deu seu pontapé inicial com exibição de obras do cineasta Simião Martiniano.

A primeira noite do festival, que aconteceu no Cineteatro Samuel Campelo, foi marcada por uma sessão daquelas de emocionar qualquer cinéfilo, com a projeção do making of da série de TV “Simião Remake”, produzida pela Página 21. O trabalho, que revisita a obra do eterno “camelô do cinema”, foi ovacionado pelo público. Para receber o prêmio pelo seu legado, estiveram presentes filhos e netos do “Ed Wood do Nordeste”, além do produtor Rafael Coelho, que trabalhou ao seu lado no média-metragem “Show Variado” (2010).

Em sua fala, Coelho lembrou a importância do cineasta para o cinema pernambucano e ressaltou que sua memória vive. “Fico duplamente feliz por representar Simião neste dia. Acho que nosso estado ainda não tem a dimensão do que foi esse homem para a nossa cultura, mas me enche de felicidade saber que Jaboatão valoriza sua história”, comentou. Martiniano, que morreu em 2015, devido a problemas decorrentes de um câncer no esôfago, fez o chamado cinema de bordas, aquele realizado com baixo orçamento, poucos recursos e muito improviso.

Também homenageados pela 1ª edição do festival, o engenheiro Lula Cardoso Ayres Filho e o cinéfilo Marcos Cinema usaram seus agradecimentos para elogiar a gestão do prefeito Anderson Ferreira. Lula Cardoso comentou sobre a trajetória do Cine Teatro Samuel Campelo e elogiou a gestão por manter o equipamento cultural funcionando: “Eu acompanhei a história desse lugar e só posso agradecer à prefeitura por devolvê-lo ao povo e o mais difícil, mantê-lo funcionando”.

A noite de abertura ainda contou com a projeção dos curtas “A Volta do Filho da Terra”, “A Loira do Banheiro”, “Victor Vai ao Cinema”, “Domingos Brugueiro”, “Primeiras Impressões”, “Tamanco”, “Vidas Cinzas” e “O Esquema”. Nesta quarta-feira (06), a 1ª Mostra Cultural do Jaboatão dos Guararapes exibe “Simbiose”, de Júlia Morim; “Eu”, de Dennys de Lima; Bolha”, de Matheus Alves; “Sobre o Esquecimento”, de Lucas Rocha; “A Mulher e o Mandacaru”, de Rafael Coelho; “Geisiely com Y”, de Mery Lemos; “Antes do Sol Nascer”, de Daniel Ortega; “Um Café e Quatro Segundos”, de Cristiano Requião e “Repulsa”, de Eduardo Morotó. As entradas são gratuitas.

DIA – 06 DE NOVEMBRO/ TERÇA-FEIRA  

MOSTRA SESC: NUEVA MIRADA – Puaj

Hora: 14h30 / Local: Cineteatro Samuel Campelo 

MOSTRA DE CURTAS-METRAGENS 

Hora: 16h30 / Local: Cineteatro Samuel Campelo 

SIMBIOSE

DIR.: JULIA MORIM

JABOATÃO DOS GUARARAPES – PE

DURAÇÃO: 20’

DOCUMENTÁRIO – LIVRE

 

EU

DIR.: DENNYS DE LIMA

JABOATÃO DOS GUARARAPES – PE

DURAÇÃO: 18’

FICÇÃO – LIVRE

 

BOLHA

DIR.: MATEUS ALVES

RECIFE – PE

DURAÇÃO: 15’

ANIMAÇÃO – LIVRE

 

SOBRE O ESQUECIMENTO

DIR.: LUCAS ROCHA

JABOATÃO DOS GUARARAPES – PE

DURAÇÃO: 15’

FICÇÃO – LIVRE

 

A MULHER E O MANDACARU (SIMIÃO REMAKE)

DIR.: RAFAEL COELHO

CARUARU – PE

DURAÇÃO: 25’

FICÇÃO – 16 ANOS

 

GEISIELY COM Y

DIR.: MERY LEMOS

CARPINA – PE

DURAÇÃO: 15’

FICÇÃO – LIVRE

 

ANTES DO SOL NASCER

DIR.: DANIEL ORTEGA

RECIFE – PE

DURAÇÃO: 19’

FICÇÃO – LIVRE

 

UM CAFÉ E QUATRO SEGUNDOS

DIR.: CRISTIANO REQUIÃO

RIO DE JANEIRO – RJ

DURAÇÃO: 15’

FICÇÃO – LIVRE

 

REPULSA

DIR.: EDUARDO MOROTÓ

RECIFE – PE

DURAÇÃO: 20’

FICÇÃO – 12 ANOS