Foto: Matheus Britto/PJG

Complexo Administrativo do Jaboatão garante gestão moderna e economia de R$ 1,7 milhão

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, vai consolidar o conceito de gestão moderna no município, ainda neste ano, com a implantação do Complexo Administrativo. A nova estrutura irá reunir, em um só ambiente, todas as secretarias municipais, executivas e especiais, além da Procuradoria-Geral e da Controladoria do Município. A medida irá tornar o serviço mais eficiente e, ao mesmo tempo, garantir aos cofres público economia de quase R$ 1,7 milhão, em quatro anos, com a entrega dos 24 imóveis que, atualmente, são alugados para acomodar os órgãos municipais. O conceito de administração, implantado pela atual gestão, segue o modelo adotado por grandes corporações privadas e tem o objetivo de assegurar eficácia com baixos custos.

O Complexo Administrativo funcionará num prédio de 11 mil m², situado na Estrada da Batalha, no bairro Prazeres, que está sendo locado. A sede da prefeitura permanecerá no Palácio da Batalha, também em Prazeres. Ao decidir por um formato inovador e funcional de administração, o prefeito Anderson Ferreira determinou “que não dá mais para as secretarias funcionarem em imóveis inadequados, a um custo elevado e que dificultam o atendimento aos cidadãos”.

“Optamos por um espaço único, com os secretários e servidores trabalhando integrados, que conceituará ainda mais o modelo de gestão moderna e transparente que implantamos em Jaboatão. Esse novo formato garantirá decisões imediatas”, ressaltou Anderson Ferreira, ao lembrar que além do valor com os aluguéis, há uma despesa alta com a manutenção.

Ainda de acordo com o gestor, a economia não ficará restrita aos aluguéis e à manutenção. “Como o pessoal das secretarias estará trabalhando no mesmo ambiente, inclusive sem paredes, reduziremos os deslocamentos com veículos, o consumo de combustível, com energia, telefonia, entre tantos outros gastos. Com isso, a produtividade aumentará e daremos respostas bem mais rápidas à população”, assegurou.

Ao todo, serão deslocados para o Complexo Administrativo cerca de mil servidores. Já no Palácio da Batalha, além do gabinete do prefeito, funcionarão os serviços de atendimento ao público das secretarias da Educação e da Fazenda. A Secretaria da Saúde, por sua vez, terá os atendimentos transferidos para o edifício do antigo fórum, localizado na Avenida Barreto de Menezes, cedido gratuitamente pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).