Foto: Divulgação

Aula inaugural marca início de cursos de informática para 120 estudantes do Jaboatão

A aula inaugural realizada nesta quarta-feira (17) marcou o início dos cursos técnicos em Redes de Computadores e em Manutenção e Suporte em Informática, frutos de uma parceria entre a Secretaria Executiva do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Jaboatão dos Guararapes e o Serviço Nacional da Indústria (Senai). O evento ocorreu no auditório do Senai, no bairro de Areias, com a presença dos 120 alunos inscritos. Os cursos têm duração de um ano e meio, através do Ensino a Distância (EAD), mas, uma vez por semana, as aulas serão presenciais. A expectativa é que, ao final dos cursos, mais de 60% dos participantes encontrem vagas no mercado de trabalho.

Para facilitar o estudo dos alunos que têm dificuldade de assistir as aulas online, foram montadas salas equipadas com computadores na  Agência do Trabalhador do Jaboatão Centro (Matriz) e também no próprio Senai. Só é preciso agendar previamente para ter acesso.

Ao dar as boas-vindas aos alunos, o secretário Marcelo Corte Real ressaltou a oportunidade que cada um terá ao receber o certificado de conclusão do curso. “Vocês estão numa escola de referência, com pessoas de alta qualificação. Ao saírem daqui, todos levarão essa experiência para o resto da vida”, disse o gestor, ressaltando a importância da parceria entre a Prefeitura do Jaboatão e o Senai.

A diretora técnica do Senai, Ana Cristina Cerqueira Dias, destacou a importância da disciplina no Ensino a Distância, pois muitos alunos têm que dividir o tempo entre as aulas on line, estudos e trabalho. Por isso, salientou ser fundamental a troca de informações entre os colegas. A gestora disse que empresas e outros parceiros serão procurados para que a mão de obra formada seja aproveitada no mercado do trabalho, como acontece após a conclusão de todos os cursos.

Também presente à aula inaugural, o secretário estadual de Segmentos Sociais, Sérgio Moura, lembrou que já foi aluno do Senai e deu o testemunho de como a sua vida mudou a partir de então. “Os cursos do Senai são um exemplo do que a sociedade precisa. É possível, sim, a inclusão no mercado de trabalho. Aproveitem ao máximo das pessoas que fazem parte desta estrutura”, incentivou.