Foto: Matheus Britto/PJG

Encontro com grêmios estudantis debate melhorias nas escolas do Jaboatão

A secretária de Educação, Cultura, Esportes, Lazer e Juventude do Jaboatão dos Guararapes, Ivaneide Dantas, se reuniu na manhã desta quarta-feira (2) com cerca de 30 alunos integrantes de grêmios estudantis do município. O encontro, sediado na unidade da Uninassau em Piedade, teve como objetivo debater e elencar soluções para promover melhorias na rede municipal de ensino.

De acordo com a gestora, a reunião é de suma importância, uma vez que as melhores contribuições devem partir de quem vive diariamente a realidade das escolas. “Eu acho que o protagonismo juvenil tem uma importância grande para a construção, inclusive, da nossa nação. Esses estudantes, daqui a cinco ou dez anos, estarão no comando. Eles são as pessoas apropriadas para a gente fazer as perguntas sobre o que está acontecendo, e só então buscarmos as soluções”, explicou Ivaneide.

A secretária aproveitou o momento para indagar aos estudantes quais são os caminhos e estratégias adotadas pelos seus respectivos grêmios para escutar o coro escolar. “Na Humberto Barradas, temos uma caixa de sugestões, que são aferidas e discutidas semanalmente”, apontou Gabriel Henrique, de 14 anos, que, ao reconhecer o empenho da nova gestão, citou os objetivos alcançados, frutos do diálogo entre estudantes e gestores, mediado pela entidade estudantil.

“Na minha escola, nosso grêmio uniu forças para discutir problemas estruturais que necessitavam de soluções. Fizemos um abaixo-assinado e, em menos de um mês, já tínhamos ventiladores nas salas de aula, os muros pichados foram pintados e todas as nossas demandas foram atendidas”, lembrou Gabriel.