Fiscalização do Jaboatão interdita empresa de mineração

Fiscais da Superintendência de Meio Ambiente da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes interditaram, nesta quinta-feira (25), a empresa Fortunato Minerações, no bairro de Comportas, por crime ambiental e falta de autorização para retirada e comercialização de barro. A empresa ocupa uma área de 9,5 hectares e vinha realizando as atividades desde 2016, mesmo sem autorização. No ano passado, houve nova vistoria e foi estabelecido mais um prazo para a regularização. Na ação de hoje, foi constatado que nada foi cumprido. O local foi interditado e foram aplicadas três multas que totalizam R$ 188.440,00. O proprietário tem 20 dias para apresentar a defesa.

Além dos fiscais da Superintendência de Meio Ambiente, participaram da ação Policiais Militares da Companhia Independente da Polícia de Meio Ambiente (Cipoma), agentes da Gerência de Fiscalização Urbana e Ambiental (Gefua) e do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (Gama). Ao chegar à área da Fortunato Minerações, o grupo não encontrou trabalhadores no local, mas constatou que o barro vinha sendo retirado de forma irregular.

“O local foi interditado por falta de alvará de funcionamento e embargado por cometer crimes ambientais, já que houve extração de vegetação sem autorização. Demos um prazo de 20 dias para o proprietário apresentar a defesa e ele só poderá voltar às atividades quando estiver devidamente regularizado junto ao município. O caso será avaliado pela Assessoria Jurídica da Superintendência de Meio Ambiente e pode até gerar uma denúncia ao Ministério Público”, explicou a superintendente Edilene Rodrigues.