Foto: Matheus Britto/PJG

Inaugurada primeira Faculdade de Medicina do Jaboatão dos Guararapes

Jaboatão dos Guararapes acaba de ganhar a primeira faculdade de Medicina do município, que já se prepara para realizar o vestibular, no próximo dia 26. Além de ampliar o polo universitário da cidade, a Faculdade Tiradentes fomentará a economia do município, pois se trata de um investimento de R$ 30 milhões. Serão criados 500 empregos diretos e indiretos e gerados mais de R$ 8 milhões em impostos nos próximos cinco anos. A autorização de funcionamento da instituição foi assinada, nessa quinta-feira (8), pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, durante solenidade realizada na sede da faculdade, no bairro de Prazeres.

O prefeito Anderson Ferreira ressaltou a importância de um empreendimento desse porte e destacou ser fundamental se investir cada vez mais na educação e na formação de médicos. “Nós víamos a necessidade de Jaboatão ter cursos na área de saúde, por isso, a nossa gestão foi incansável nessa luta para trazer a Faculdade Tiradentes para a nossa cidade. Educação é, acima de tudo, garantia de qualidade de vida”, disse.

O gestor lembrou ainda a assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública para o Ensino da Saúde (Coapes) com dez instituições de ensino superior, incluindo a Tiradentes, que resultará em investimentos acima de R$ 13 milhões na rede municipal de saúde. “Fizemos o dever de casa com a assinatura do Coapes e a faculdade será uma parceira. Só ela irá investir R$ 10 milhões em nosso município. Esse é mais um legado que a nossa gestão deixará em Jaboatão”, assinalou Anderson Ferreira.

O ministro Mendonça Filho disse que participou de um momento marcante para Jaboatão e Pernambuco. “Não tenho dúvida de que a Faculdade Tiradentes fará um grande curso de Medicina. Alarga as oportunidades de emprego, formará médicos competentes e fará um trabalho social junto aos mais necessitados”, concluiu.

Reitor e presidente do Grupo Tiradentes, o professor Jouberto Uchoa adiantou que a chegada em Jaboatão é um marco e apenas o começo de uma nova história. “Queremos trazer outros cursos na área da saúde. Nosso compromisso é com a qualidade do ensino superior”, assegurou.

A Faculdade Tiradentes abrirá 100 vagas, neste ano e já tem vestibular marcado para o dia 26 deste mês. De acordo com a direção, 10% das vagas serão reservadas para alunos de baixa renda, matriculados em escolas públicas e que irão concorrer a bolsas de estudo integrais. O edital de convocação será publicado nos próximos dias e a inscrições se encerram dia 22. O Grupo Tiradentes foi fundado em Aracaju, capital de Sergipe, há mais de 50 anos e atua em outros estados. Em Jaboatão, a faculdade está localizada na Avenida General Barreto de Menezes.