Arte: Divulgação

Jaboatão adere ao Maio Amarelo e realiza campanhas educativas por trânsito mais seguro

A Secretaria Executiva de Mobilidade e Acessibilidade do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran), realiza, ao longo deste mês, uma série de atividades educativas e de conscientização em alusão à campanha Maio Amarelo, movimento de alerta sobre hábitos dos motoristas que contribuem para a imprudência ao volante e, consequentemente, para o aumento no número de acidentes. Durante esse período, agentes municipais de trânsito irão abordar condutores, passageiros, ciclistas e pedestres para distribuir panfletos e kits compostos por bafômetros descartáveis e cartilhas contendo dados e informações sobre as principais causas de acidentes, como consumo de bebidas alcóolicas e uso de celular ao volante.

Gerente de Fiscalização de Trânsito da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Felipe Correia destacou a importância da atuação conjunta entre os órgãos municipal e estadual, e disse que, na luta por um trânsito melhor, todos, população e poder público, precisam agir em sintonia. “Nos colocamos à disposição do Detran por entendermos que, lado a lado, podemos somar esforços e multiplicar o alcance dessa campanha tão importante. Apostamos na educação como uma ferramenta de grande potencial, e vamos trabalhar, juntos, para reduzirmos os índices de acidentes de trânsito no nosso município”, disse.

Para marcar a campanha, foi escolhido um laço amarelo, que durante o mês de maio, será usado por todos que estiverem envolvidos nas ações ou que queiram demonstrar apoio. A ideia do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), idealizadores do Maio Amarelo no Brasil, foi baseada no sucesso de outras campanhas que também adotam o laço como símbolo, como as de combate ao câncer de mama e ao HIV. De acordo com um levantamento do órgão, mais de 50 mil pessoas morrem anualmente – e outras 500 mil sofrem mutilações diversas – em território nacional em decorrência da imprudência no trânsito.

“É preciso que as pessoas passem a encarar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia. Acreditamos que dessa forma, fazendo com que a população passe a adotar um comportamento mais responsável em favor da preservação da vida, conseguiremos atingir nosso objetivo de construímos uma cidade mais segura”, pontuou Felipe Correia.