Arte: Divulgação

Jaboatão adere ao Maio Amarelo e realiza campanhas educativas por trânsito mais seguro

A Secretaria Executiva de Mobilidade e Acessibilidade do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran), realiza, ao longo deste mês, uma série de atividades educativas e de conscientização em alusão à campanha Maio Amarelo, movimento de alerta sobre hábitos dos motoristas que contribuem para a imprudência ao volante e, consequentemente, para o aumento no número de acidentes. Durante esse período, agentes municipais de trânsito irão abordar condutores, passageiros, ciclistas e pedestres para distribuir panfletos e kits compostos por bafômetros descartáveis e cartilhas contendo dados e informações sobre as principais causas de acidentes, como consumo de bebidas alcóolicas e uso de celular ao volante.

Gerente de Fiscalização de Trânsito da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Felipe Correia destacou a importância da atuação conjunta entre os órgãos municipal e estadual, e disse que, na luta por um trânsito melhor, todos, população e poder público, precisam agir em sintonia. “Nos colocamos à disposição do Detran por entendermos que, lado a lado, podemos somar esforços e multiplicar o alcance dessa campanha tão importante. Apostamos na educação como uma ferramenta de grande potencial, e vamos trabalhar, juntos, para reduzirmos os índices de acidentes de trânsito no nosso município”, disse.

Para marcar a campanha, foi escolhido um laço amarelo, que durante o mês de maio, será usado por todos que estiverem envolvidos nas ações ou que queiram demonstrar apoio. A ideia do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), idealizadores do Maio Amarelo no Brasil, foi baseada no sucesso de outras campanhas que também adotam o laço como símbolo, como as de combate ao câncer de mama e ao HIV. De acordo com um levantamento do órgão, mais de 50 mil pessoas morrem anualmente – e outras 500 mil sofrem mutilações diversas – em território nacional em decorrência da imprudência no trânsito.

“É preciso que as pessoas passem a encarar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia. Acreditamos que dessa forma, fazendo com que a população passe a adotar um comportamento mais responsável em favor da preservação da vida, conseguiremos atingir nosso objetivo de construímos uma cidade mais segura”, pontuou Felipe Correia.

Veja também

Agências bancárias de Jaboatão recebem postos de vacinação contra gripe

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou que …

Deixe uma resposta