Foto: Matheus Britto/PJG

Jaboatão ampliará para 31 o número de creches até o final de 2018

O evento de abertura do ano letivo da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes, realizado nesta quinta-feira (1º), no Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres, foi marcado pelo anúncio da construção de 23 novas creches até o final do ano. Atualmente, o município conta com oito creches, quatro destas tendo sido construídas durante o primeiro ano de mandato da atual gestão. A divulgação foi feita pelo prefeito Anderson Ferreira, diante de um público de mais de quatro mil pessoas, formado por profissionais da área de educação, entre servidores, professores e gestores.

Outra novidade anunciada durante a cerimônia foi a ampliação do projeto Educação Inclusiva, que permite que estudantes com dificuldades motoras e de locomoção possam participar ativamente do dia a dia nas salas de aula. Agora, além da Escola Municipal José Rodovalho, outras quatro unidades de ensino serão equipadas para receber os alunos que irão participar do projeto.

O prefeito Anderson Ferreira comentou sobre o quadro de precariedade da educação no município, deixado pela gestão passada, “algo totalmente incompatível com a grandeza da segunda maior cidade do Estado de Pernambuco”.

“Ficamos muito tristes quando iniciamos nossa gestão por termos encontrado um município do porte de Jaboatão com apenas quatro creches. Isso é algo que inquieta qualquer gestor público sério. Diante disso, trabalhamos duro e conseguimos, somente no ano passado, duplicar esse número. E a nossa meta para esse ano é ainda maior: vamos construir e entregar à população 23 novas creches. É isso que se faz quando se tem compromisso e se acredita no poder de transformação da educação”, afirmou o gestor.

Coube à secretária municipal de Educação, Ivaneide Dantas, realizar o balanço das ações executadas pela prefeitura ao longo de 2017. Segundo ela, foram priorizados investimentos em programas como o Educação Inclusiva, que, por meio do uso de tecnologias de ponta, contribui para a inclusão social de alunos com dificuldades motoras. “E ainda reformulamos e ampliamos o Jaboatão Prepara, que, somente no ano passado, capacitou 1.400 estudantes para o ingresso em escolas técnicas federais. Esses são apenas alguns dos exemplos dos avanços obtidos até agora, um progresso que só foi possível por termos à nossa frente um gestor que enxerga a educação como prioridade”, disse Ivaneide.

A professora Silvia Helena, que leciona na Escola Professora Lenita Ribeiro de Castro, avaliou positivamente o trabalho desenvolvido no setor educacional no município. “Vejo o empenho de toda essa nova equipe em fazer a diferença. Há, aqui, um compromisso com a verdade. Mesmo em um momento de recesso econômico, o prefeito convocou mais de 600 professores que foram aprovados em concursos durante a gestão anterior e que ainda não tinham sido nomeados. Só isso já me diz bastante sobre ele”, pontuou.

Investimentos

Além da construção de 23 novas creches e ampliação do Educação Inclusiva, o prefeito Anderson Ferreira ainda anunciou a mudança na composição da merenda escolar, que a partir de agora, deixará de servir embutidos, como, por exemplo, a salsicha, além da redução do açúcar no preparo dos alimentos. Ainda neste semestre, o município também deve inaugurar quatro novas escolas voltadas para o Ensino Fundamental – a Dom Carlos Coelho, em Massaranduba; Professor Achilles Sales da Silva, em Guararapes; Professor Marconiedson Rodrigues, no Córrego da Batalha, e Professor Silvio Romero Vieira, em Piedade.

A ocasião também foi marcada pela apresentação do novo fardamento escolar e o anúncio da contratação de 273 novos guardas municipais para garantir a segurança dentro do ambiente escolar e dos 87 pontos de vigilâncias instalados nas unidades de ensino.

As aulas nas 139 unidades de ensino do Jaboatão dos Guararapes terão início na próxima terça-feira (6).

Veja também

Rede municipal de ensino do Jaboatão espera 69 mil alunos na volta às aulas

Os alunos da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes voltaram às aulas nesta …