Foto: Matheus Britto/PJG

Jaboatão ampliará para 31 o número de creches até o final de 2018

O evento de abertura do ano letivo da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes, realizado nesta quinta-feira (1º), no Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres, foi marcado pelo anúncio da construção de 23 novas creches até o final do ano. Atualmente, o município conta com oito creches, quatro destas tendo sido construídas durante o primeiro ano de mandato da atual gestão. A divulgação foi feita pelo prefeito Anderson Ferreira, diante de um público de mais de quatro mil pessoas, formado por profissionais da área de educação, entre servidores, professores e gestores.

Outra novidade anunciada durante a cerimônia foi a ampliação do projeto Educação Inclusiva, que permite que estudantes com dificuldades motoras e de locomoção possam participar ativamente do dia a dia nas salas de aula. Agora, além da Escola Municipal José Rodovalho, outras quatro unidades de ensino serão equipadas para receber os alunos que irão participar do projeto.

O prefeito Anderson Ferreira comentou sobre o quadro de precariedade da educação no município, deixado pela gestão passada, “algo totalmente incompatível com a grandeza da segunda maior cidade do Estado de Pernambuco”.

“Ficamos muito tristes quando iniciamos nossa gestão por termos encontrado um município do porte de Jaboatão com apenas quatro creches. Isso é algo que inquieta qualquer gestor público sério. Diante disso, trabalhamos duro e conseguimos, somente no ano passado, duplicar esse número. E a nossa meta para esse ano é ainda maior: vamos construir e entregar à população 23 novas creches. É isso que se faz quando se tem compromisso e se acredita no poder de transformação da educação”, afirmou o gestor.

Coube à secretária municipal de Educação, Ivaneide Dantas, realizar o balanço das ações executadas pela prefeitura ao longo de 2017. Segundo ela, foram priorizados investimentos em programas como o Educação Inclusiva, que, por meio do uso de tecnologias de ponta, contribui para a inclusão social de alunos com dificuldades motoras. “E ainda reformulamos e ampliamos o Jaboatão Prepara, que, somente no ano passado, capacitou 1.400 estudantes para o ingresso em escolas técnicas federais. Esses são apenas alguns dos exemplos dos avanços obtidos até agora, um progresso que só foi possível por termos à nossa frente um gestor que enxerga a educação como prioridade”, disse Ivaneide.

A professora Silvia Helena, que leciona na Escola Professora Lenita Ribeiro de Castro, avaliou positivamente o trabalho desenvolvido no setor educacional no município. “Vejo o empenho de toda essa nova equipe em fazer a diferença. Há, aqui, um compromisso com a verdade. Mesmo em um momento de recesso econômico, o prefeito convocou mais de 600 professores que foram aprovados em concursos durante a gestão anterior e que ainda não tinham sido nomeados. Só isso já me diz bastante sobre ele”, pontuou.

Investimentos

Além da construção de 23 novas creches e ampliação do Educação Inclusiva, o prefeito Anderson Ferreira ainda anunciou a mudança na composição da merenda escolar, que a partir de agora, deixará de servir embutidos, como, por exemplo, a salsicha, além da redução do açúcar no preparo dos alimentos. Ainda neste semestre, o município também deve inaugurar quatro novas escolas voltadas para o Ensino Fundamental – a Dom Carlos Coelho, em Massaranduba; Professor Achilles Sales da Silva, em Guararapes; Professor Marconiedson Rodrigues, no Córrego da Batalha, e Professor Silvio Romero Vieira, em Piedade.

A ocasião também foi marcada pela apresentação do novo fardamento escolar e o anúncio da contratação de 273 novos guardas municipais para garantir a segurança dentro do ambiente escolar e dos 87 pontos de vigilâncias instalados nas unidades de ensino.

As aulas nas 139 unidades de ensino do Jaboatão dos Guararapes terão início na próxima terça-feira (6).