Foto: Matheus Britto

Jaboatão aposta na tecnologia e distribui tablets para Agentes Comunitários de Saúde

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes iniciou, nesta segunda-feira (3), o processo de entrega de tablets aos 785 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município. O dispositivo será usado para dar agilidade ao processo realizado pelos profissionais, garantindo, assim, melhor gestão da saúde na cidade, dada a riqueza de informações que poderão ser disponibilizadas por meio do novo sistema. Os agentes participam, de 4 de julho a 8 de agosto, de um processo de capacitação profissional, e, ao final deste período, receberão os dispositivos.

Antes do novo sistema, os ACSs utilizavam fichas de coleta preenchidas manualmente para posterior digitalização e alimentação da base nacional de dados. Esse cadastramento manual, além de inseguro, tomava parte significativa do tempo dos agentes, prejudicando o desenvolvimento de outras atividades de impacto na saúde.

De acordo com o prefeito Anderson Ferreira, a implementação da ferramenta abre um leque de possibilidades dentro da gestão da saúde. Segundo ele, a atual gestão acredita no uso da tecnologia como uma ferramenta de potencial inestimável para criar meios que facilitem a obtenção de resultados que tragam melhorias para a população.

“O uso de dispositivo tecnológicos como tablets e do novo sistema possibilitará não apenas a agilidade no trabalho dos ACSs, mas, também, a reorganização do território no qual esses profissionais atuam, esclarecendo características das famílias atendidas e ajudando a gestão a requalificar e melhorar a atenção primária”, enfatizou o prefeito Anderson Ferreira.