Jaboatão apresenta nova ferramenta para desburocratizar pedidos de licenciamento

Servidores da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes iniciaram, nesta segunda-feira (5), o processo de treinamento para o Portal de Licenciamento Integrado, que está sendo instalado na gestão municipal. O sistema tem o objetivo de integrar os pedidos de licença urbanística, ambiental e da Vigilância Sanitária para a abertura de empresas, construções e demais empreendimentos. Através do portal, todo o trâmite poderá ser acompanhado pelo requerente, tornando o processo mais ágil e transparente.

A apresentação da nova ferramenta foi feita pelos secretários de Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade, Sidnei Aires, e da Saúde, Alberto Lima. Na ocasião, ambos ressaltaram as vantagens do portal, principalmente no quesito da desburocratização.

“Este projeto vai mudar a cara de Jaboatão através da tecnologia. Nossa meta é ter uma prefeitura conectada com o cidadão que deseja respostas rápidas”, disse Aires. “Trazer a modernidade para Jaboatão é reduzir a burocracia. Hoje, a Vigilância Sanitária depende da licença ambiental, e agora com essa integração das informações, teremos um serviço bem mais ágil”, acrescentou Alberto Lima.

Diretor da empresa Método, Mauro Buarque destacou a importância da tecnologia para facilitar a comunicação de todos os setores do serviço público. “Esse tipo de serviço está na ordem do dia. Através dessa integração das três áreas, todo o processo será acompanhando online. Desde o pedido de licenciamento, avaliação, taxas, documentos, cadastros, pendências, tudo pode ser acessado por qualquer computador ou mesmo smartphone”, destacou.

Ex-secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Cláudio Marinho participou da apresentação e assinalou que Jaboatão está dando um passo importante na atração de empresas geradoras de empregos. Ele apresentou estudo que aponta o comércio e a indústria como as principais bases da economia do município. Daí, na sua opinião, ser fundamental o investimento em tecnologia para incluir o poder público na vida de todos os cidadãos.