Foto: Chico Bezerra/PJG

Jaboatão capacita Agentes Comunitários de Saúde para atuar no combate à violência contra mulher

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva da Mulher, promoveu, na manhã desta sexta-feira (11), no auditório do Hotel Golden Beach, em Piedade, uma formação sobre políticas públicas para as mulheres para cerca de 800 Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A capacitação, realizada em parceria com diversas instâncias municipais, contou com o apoio de representantes da Secretaria Estadual da Mulher. Ao longo do evento, foram apresentadas orientações sobre ações preventivas e de enfrentamento à violência de gênero, além dos canais de atendimento da rede de serviços da cidade.

A maior parte das agressões contra mulheres geralmente ocorrem dentro de casa e, na maioria das vezes, quem ataca é uma pessoa que convive com a vítima. Ao se deparar com uma situação de hostilidade, os agentes necessitam desenvolver o trabalho social e conhecer quais ferramentas poderão ser utilizadas para garantir a proteção e a promoção de direitos e a ruptura do ciclo de violência – o olhar sensível a sintomas muitas vezes silenciados pelo medo é essencial durante as visitas domiciliares.

Secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Joselito Nunes destacou a importância da capacitação para os agentes comunitários, uma vez que, segundo o gestor, “eles possuem papel de grande relevância para as comunidades em que residem e/ou atuam, pois atuam como elo entre moradores e o poder público, além de conhecerem de perto os problemas enfrentados pela população, as demandas e as necessidades particulares de cada morador.

Em seguida, o secretário de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, Alberto Lima, lembrou que, atualmente, a prefeitura trabalha na implantação do protocolo de atenção à saúde da mulher, iniciativa presente em apenas quatro municípios brasileiros e que conta com o apoio do Ministério da Saúde e do Hospital Sírio-Libanês. “A atual gestão trata a Saúde com a seriedade que a área demanda. Jaboatão é uma das quatro cidades brasileiras que estão buscando implantar esse protocolo, que, com certeza, quando estiver em operação, vai contribuir bastante para melhorar o cuidado e a atenção para com as mulheres do nosso município”, afirmou o secretário.

“Não podemos deixar de reconhecer o papel que os Agentes Comunitários de Saúde desempenham junto às comunidades mais carentes da cidade. Sabendo disso, e conscientes da importância do debate sobre a prevenção e o enfrentamento à violência de gênero, decidimos realizar essa formação, com o objetivo de reduzirmos os índices de violência doméstica e familiar contra a mulher”, acrescentou Juliana Paranhos, secretária-executiva da Mulher do Jaboatão dos Guararapes.