Foto: PJG/Divulgação

Jaboatão cria Gabinete de Prevenção a Riscos e Desastres

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, instalou, na noite de ontem (31), o Gabinete de Prevenção a Riscos e Desastres, presidido por ele e integrado por representantes das secretarias de Ordem Pública, Segurança Cidadã e Defesa Civil; Infraestrutura; Desenvolvimento Social e Cidadania; Educação, Cultura, Esportes, Lazer e Juventude; e Saúde. O objetivo é realizar um trabalho permanente de estratégia, gerenciamento, estudo de medidas preventivas e de orientação que evitem futuras situações de risco e de calamidade no município, não só no período chuvoso.

“Todo o pessoal das secretarias envolvidas trabalhará com o mesmo propósito. São eles que estão diariamente nas ruas, residências, escolas e unidades de saúde orientando e ouvindo as necessidades da população. Essa parceria com a sociedade também é fundamental para tomarmos as medidas preventivas”, ressaltou Anderson.

Ao instalar o Gabinete de Prevenção a Riscos e Desastres, o prefeito destacou o trabalho realizado pela equipe, desde o início da gestão, que identificou os pontos de risco e realizou ações que evitaram tragédias, apesar das fortes chuvas que caíram nos últimos dias. Anderson Ferreira citou os mutirões de coleta de lixo, limpeza de canais e galerias, construção de muros de arrimo e o trabalho de microdrenagem nas vias públicas.

“A nossa gestão está permanentemente preocupada com as ações de prevenção. Reduzir riscos e evitar desastres é cuidar da nossa população. Não se pode esperar a tragédia acontecer para, só então, prestar socorro”, ressaltou o prefeito.

BALANÇO

A Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes divulgou o balanço das ocorrências registradas nessa quinta-feira, depois de o município receber o maior volume de chuvas no Estado. Foram registradas 59 ocorrências, mas nenhuma com gravidade. As equipes passaram o dia atendendo aos chamados e vistoriando áreas de risco. No bairro de Dois Carneiros, uma barreira caiu sobre uma residência, mas sem causar danos aos moradores, uma vez que o imóvel havia sido interditado no último mês de março, graças ao trabalho de prevenção da Defesa Civil.

Em caso de emergência, a população pode ligar para os telefones: 0800 281 2099 ou (81) 99195-6655.

Veja também

Rede municipal de ensino do Jaboatão espera 69 mil alunos na volta às aulas

Os alunos da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes voltaram às aulas nesta …