Foto: PJG/Divulgação

Jaboatão cria Gabinete de Prevenção a Riscos e Desastres

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, instalou, na noite de ontem (31), o Gabinete de Prevenção a Riscos e Desastres, presidido por ele e integrado por representantes das secretarias de Ordem Pública, Segurança Cidadã e Defesa Civil; Infraestrutura; Desenvolvimento Social e Cidadania; Educação, Cultura, Esportes, Lazer e Juventude; e Saúde. O objetivo é realizar um trabalho permanente de estratégia, gerenciamento, estudo de medidas preventivas e de orientação que evitem futuras situações de risco e de calamidade no município, não só no período chuvoso.

“Todo o pessoal das secretarias envolvidas trabalhará com o mesmo propósito. São eles que estão diariamente nas ruas, residências, escolas e unidades de saúde orientando e ouvindo as necessidades da população. Essa parceria com a sociedade também é fundamental para tomarmos as medidas preventivas”, ressaltou Anderson.

Ao instalar o Gabinete de Prevenção a Riscos e Desastres, o prefeito destacou o trabalho realizado pela equipe, desde o início da gestão, que identificou os pontos de risco e realizou ações que evitaram tragédias, apesar das fortes chuvas que caíram nos últimos dias. Anderson Ferreira citou os mutirões de coleta de lixo, limpeza de canais e galerias, construção de muros de arrimo e o trabalho de microdrenagem nas vias públicas.

“A nossa gestão está permanentemente preocupada com as ações de prevenção. Reduzir riscos e evitar desastres é cuidar da nossa população. Não se pode esperar a tragédia acontecer para, só então, prestar socorro”, ressaltou o prefeito.

BALANÇO

A Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes divulgou o balanço das ocorrências registradas nessa quinta-feira, depois de o município receber o maior volume de chuvas no Estado. Foram registradas 59 ocorrências, mas nenhuma com gravidade. As equipes passaram o dia atendendo aos chamados e vistoriando áreas de risco. No bairro de Dois Carneiros, uma barreira caiu sobre uma residência, mas sem causar danos aos moradores, uma vez que o imóvel havia sido interditado no último mês de março, graças ao trabalho de prevenção da Defesa Civil.

Em caso de emergência, a população pode ligar para os telefones: 0800 281 2099 ou (81) 99195-6655.