Jaboatão discute ações de enfrentamento à violência contra criança e adolescente para 360ª Festa da Pitomba

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentabilidade do Jaboatão dos Guararapes realiza, na próxima quarta-feira (5), no Espaço de Formação da Educação, em Piedade, reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, quando serão definidos os detalhes operacionais das ações sociais a serem implementadas na edição deste ano da Festa da Pitomba. Serão discutidas, ainda, atividades que integrarão as campanhas educativas em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e ao Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Joselito Nunes, o principal objetivo da atual gestão, para a Festa da Pitomba, é conseguir criar um espaço de proteção a crianças e adolescentes que estejam presentes ao evento, além de sensibilizar e informar a população sobre a rede de ações, programas e projetos desenvolvidos pela prefeitura. “Vamos, ainda, identificar e registrar eventuais casos de violação de direitos que possam vir a ocorrer durante a festa, e encaminhar esses dados à nossa rede socioassistencial, para que possam ser adotadas as providências necessárias”, disse o gestor.

Instituído em 2014, por meio do Decreto 166/14, o comitê atua como órgão deliberativo e consultivo, que tem por objetivo fortalecer o debate sobre a violência contra crianças e adolescentes; a intersetorialidade para enfrentamento a violações de direitos; e a articulação de serviços da rede para realização de ações de sensibilização e abordagem dirigida. Integram o órgão representantes das secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Social e Cidadania; Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade; e Educação, Cultura, Esportes, Lazer e Juventude.