Foto: Divulgação

Jaboatão dos Guararapes vai ganhar Faculdade de Medicina

O município do Jaboatão dos Guararapes vai ganhar uma faculdade de Medicina do Grupo Tiradentes, que tem sede em Sergipe, onde comanda o maior complexo educacional do estado e o segundo maior do Nordeste. A homologação da Faculdade Tiradentes do Jaboatão dos Guararape foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na semana passada, e a unidade de ensino será inaugurada em 2018. Jaboatão foi a única cidade pernambucana contemplada com uma faculdade do grupo segipano.

A decisão saiu logo depois da reunião do prefeito Anderson Ferreira (PR) com ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), na qual ressaltou a necessidade de o segundo maior município de Pernambuco ter cursos na área de Saúde.

O Grupo Tiradentes também mantém instituições de ensino em Alagoas e Pernambuco, tem cerca de 50 mil alunos e oferece mais de 50 cursos superiores, pós-graduações, mestrados e doutorados. Além de Medicina, já estão aprovados outros cinco cursos na área da saúde para a Faculdade Tiradentes de Jaboatão.

O prefeito Anderson Ferreira esteve em Aracaju, nesta segunda-feira (13), para conhecer as instalações da Universidade Tiradentes (Unit) e participar de reunião com o presidente do conselho de administração do Grupo Tiradentes, Jouberto Uchôa, com o superintendente-geral, Uchôa Júnior, entre outros gestores. Ao final do tour, o gestor afirmou ter ficado impressionado com a estrutura da unidade.

“Jaboatão será presenteada com uma universidade que tem perfil de excelência. Por isso, fiz questão de receber representantes da Unit no meu gabinete, e, de imediato agendei uma viagem a Aracaju para conhecer as instalações da faculdade. Hoje, começamos a realizar o sonho de termos um excelente curso de Medicina, que vai gerar mão de obra especializada no nosso município. Jaboatão é a segunda cidade mais importante do nosso estado e está mostrando que tem potencial para atrair empreendimentos de grande porte”, ressaltou Anderson Ferreira.

O superintendente-geral Uchôa Júnior destacou a importância de Jaboatão para o Grupo Tiradentes e assegurou que, tanto na construção do campus quanto na convocação de profissionais, a mão de obra jaboatonense vai ser tratada com prioridade. “O prefeito Anderson Ferreira veio conhecer as nossas instalações e se colocou à disposição para fazermos uma parceria com o município. Vamos dar preferência aos trabalhadores locais e, além dos cursos que vamos oferecer, haverá outras ações de atenção à comunidade. Além do mais, estudantes que se deslocariam para outras cidades não precisarão sair de Jaboatão para cursar a faculdade”, disse o superintendente.

O próximo passo agora é definir a área onde se instalará a unidade de ensino. Uma vez concluída essa etapa, dar-se-á início ao processo de licitação e as obras de construção da faculdade.

História
O Grupo Tiradentes atua há mais de 50 anos no ramo da educação. Tudo começou em 1962, com o Colégio Tiradentes. Em 1972, foram criadas as Faculdades Integradas Tiradentes, que viraram Universidade Tiradentes, em 1994. Além da Unit e da Facipe, o grupo mantém ainda o Centro Universitário Tiradentes, em Alagoas, e o Decós Day Hospital, que é uma unidade hospitalar bem equipada para atendimentos de pequena e média complexidade, clínicas de odontologia, psicologia e fisioterapia, laboratório de análises clínicas, entre outras estruturas de aprendizado para o aluno e serviços sociais, além do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), que, em parceria com a Petrobras, atua na reabilitação de animais marinhos e silvestres, ciência tecnologia e informação, entre outras atividades.

Veja também

Prefeitura do Jaboatão e Senai abrem 50 vagas para curso gratuito de panificação

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva do Trabalho, Qualificação e …

Deixe uma resposta