Foto: Chico Bezerra/PJG

Jaboatão e UFPE firmam parceria para estudo com crianças com microcefalia

Alunos e professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) visitaram, nesta segunda-feira (10), a Policlínica da Criança e do Adolescente, em Piedade, para conhecer, in loco, o trabalho realizado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes de apoio a crianças com microcefalia. A administração municipal e a instituição de ensino superior selaram importante parceria que visa, entre outros aspectos, avaliar o desenvolvimento infantil, a rede de atenção e seu estado neuroclínico dentro do contexto de vulnerabilidade. O convênio facilita, por exemplo, o acesso das crianças aos serviços oferecidos por profissionais e estudantes dos cursos de Medicina e Fisioterapia sem que precisem se deslocar ao Hospital das Clínicas, no Recife, para participar das atividades.

A proposta do estudo é avaliar tanto o ponto de vista neuroclínico e socioambiental de crianças com microcefalia, como, também, a rede de atenção à saúde do município. Jaboatão dos Guararapes tem, atualmente, 53 crianças com a síndrome – desse total, 16 são atendidas na Policlínica da Criança e do Adolescente, equipamento inaugurado no último mês de abril pela atual gestão e no qual recebem acompanhamento nutricional, pediátrico, fonoaudiólogo, psicológico e odontológico.

Professora de Fisioterapia Pediátrica da Universidade Federal de Pernambuco, Carine Wiesiolek disse que a parceria com a prefeitura possui grande relevância para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do estudo. Segundo ela, a proposta da UFPE é abrir portas para a colaboração mútua e, assim, alcançar o maior número de crianças possível.

“Precisamos saber se essas crianças que nasceram nesse período e as que apresentaram tardiamente os sintomas estão com o desenvolvimento adequado ou se têm alguma linha de atraso, para, assim, colaborarmos para o seu desenvolvimento. A parceria com a prefeitura foi muito feliz, pois é uma excelente oportunidade de trazer a universidade para perto da população e alcançar as crianças com maior facilidade”, afirmou Wiesiolek.

A coordenadora de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, Christiane Arcoverde, reiterou a importância do estudo e reafirmou o compromisso do atual governo para com os setores da Saúde e Desenvolvimento Social. “Precisamos pensar e promover ações que permitam que crianças com microcefalia possam ter cada vez mais qualidade de vida. E essa parceria surge com esse objetivo, de desenvolvermos atividades que causem impactos positivos e tragam benefícios para essas crianças e suas famílias”, assinalou.