Jaboatão fará plantões para recadastramento de idosos e pessoas com deficiência

Para intensificar a campanha de recadastramento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo (Cadúnico), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, começará a dar plantões aos sábados, sempre das 8h às 12h. Neste sábado (24) e no seguinte (1º), o atendimento aos moradores das Regionais 5 e 6 será no Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres, e na sede da Regional 1, em Jaboatão Centro. No dia 01/12, também serão atendidos beneficiários da Regional 2 (Cavaleiro). E no dia 08/12, nas sedes das Regionais 2 e 3 (Curado).

A iniciativa visa evitar a formação de grandes filas na medida em que o prazo final para o recadastramento, que chega ao fim no próximo dia 31 de dezembro, for se aproximando. Têm direito ao benefício – equivalente a um salário mínimo – idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que não têm condições de se sustentar, além de inscritos no Cadúnico. Para se regularizar, é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Mariana Inojosa, atualmente, cerca de 20 mil pessoas recebem o benefício no Jaboatão. “As pessoas que ainda não estiverem cadastradas ou com seus dados atualizados irão perder o benefício em 2019. Então, é importante regularizar a situação e se inserir no CadÚnico. Esse benefício é uma forma de ajuda de custo para aqueles que não tiveram oportunidades de contribuir com o INSS [Instituto Nacional da Seguridade Social] e vivem em situação de extrema pobreza”, explicou a gestora.

Mariana também ressaltou a importância de reforçar o atendimento ampliando-o para os sábados. “Em outros anos, as pessoas deixavam para fazer o recadastramento em cima da hora. Com isso, tínhamos filas intermináveis com pessoas esperando, no sol e chuva”, lembrou.

De acordo com informações do Ministério de Desenvolvimento Social, o recadastramento atende determinação do Decreto Nº. 8.805/2016, que tornou obrigatória a inscrição de beneficiários e requerentes e de suas famílias no Cadastro Único para concessão e manutenção do BPC.