Foto: Chico Bezerra/PJG

Jaboatão inicia campanha de vacinação contra gripe nesta segunda-feira

A Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Ministério da Saúde, dá início, a partir desta segunda-feira (23), à Campanha de Vacinação Contra a Influenza (Gripe). A meta do município é imunizar 90% do grupo prioritário – cerca de 140 mil pessoas –, formado por crianças menores de cinco anos, gestantes, puérperas, profissionais da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores de escolas públicas e privadas e portadores doenças crônicas. A vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Unidades de Saúde da Família (USF’s) e policlínicas do município até o próximo dia 1º de junho.

O secretário municipal de Saúde, Alberto Lima, explica que, em todo o mundo, estima-se que epidemias anuais resultem em cerca de 3 a 5 milhões de casos de doença grave, com cerca de 290 mil a 650 mil mortes. “O período de incubação do vírus da influenza (gripe) varia de um a quatro dias. Os sinais e sintomas mais comuns da doença são variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática até a piora clínica e aumento da temperatura”, relata.

A transmissão do vírus da influenza ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos e objetos contaminados por secreções de pessoas infectadas ou após contato com superfícies recém-contaminadas. A vacinação é uma das medidas mais eficazes para a prevenção da doença e de suas complicações.

Veja também

Prefeitura do Jaboatão e Coren realizam reunião para debater ações integradas de combate à sífilis

A Secretaria de Saúde da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promove, nesta quinta-feira (11), em …