Todos os grupos prioritários começam a ser vacinados , nesta terça-feira(25), em todas as 102 Unidades de Saúde. O atendimento acontece de segunda a sexta de 7h às 16h (Foto: Chico Bezerra/PMJG)

Jaboatão inicia vacinação contra a gripe em grupos prioritários nesta terça-feira (25)

A Secretaria de Saúde do Jaboatão inicia, nesta terça-feira (25), por conta do Dia de Nossa Senhora dos Prazeres (24),a vacinação contra a gripe em todos os grupos prioritários do município. A vacina estará disponível em todas as 102 Unidades de Saúde. A meta é vacinar 90% de cada grupo formado por idosos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, professores, portadores de comorbidades (portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais), mulheres no período pós-parto (até 45 dias) e pessoas com privação de liberdade. O Dia D será realizado no dia 13 de Maio para todos os grupos. As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta de 7h às 16h.

Em Jaboatão, são 140.166 pessoas a serem vacinadas. A vacina garante proteção contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e B. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.