De 17 a 21 de abril a vacinação será exclusiva para profissionais de saúde. Após essa data, até 26 de maio, serão vacinados idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, professores, portadores de comorbidades, pessoas com privação de liberdade e mulheres no período pós-parto (até 45 dias) (Marcelo Ferreira/ Arquivo/PMJG)

Jaboatão inicia vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (17)

A Secretaria de Saúde do Jaboatão inicia, nesta segunda-feira (17), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Na primeira semana, somente os profissionais de saúde deverão procurar as Unidades de Saúde do município até a sexta-feira (21), para serem imunizados. Após essa data, os demais cidadãos que fazem parte dos grupos prioritários receberão a vacina, que estará disponível em todas as 102 Unidades de Saúde.

A meta é vacinar 90% de cada grupo formado por idosos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, professores, portadores de comorbidades (portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais), mulheres no período pós-parto (até 45 dias) e pessoas com privação de liberdade. O Dia D será realizado no dia 13 de Maio para todos os grupos.

Em Jaboatão, são 140.166 pessoas a serem vacinadas. A vacina garante proteção contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e B. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.