De 17 a 21 de abril a vacinação será exclusiva para profissionais de saúde. Após essa data, até 26 de maio, serão vacinados idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, professores, portadores de comorbidades, pessoas com privação de liberdade e mulheres no período pós-parto (até 45 dias) (Marcelo Ferreira/ Arquivo/PMJG)

Jaboatão inicia vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (17)

A Secretaria de Saúde do Jaboatão inicia, nesta segunda-feira (17), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Na primeira semana, somente os profissionais de saúde deverão procurar as Unidades de Saúde do município até a sexta-feira (21), para serem imunizados. Após essa data, os demais cidadãos que fazem parte dos grupos prioritários receberão a vacina, que estará disponível em todas as 102 Unidades de Saúde.

A meta é vacinar 90% de cada grupo formado por idosos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, professores, portadores de comorbidades (portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais), mulheres no período pós-parto (até 45 dias) e pessoas com privação de liberdade. O Dia D será realizado no dia 13 de Maio para todos os grupos.

Em Jaboatão, são 140.166 pessoas a serem vacinadas. A vacina garante proteção contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e B. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Veja também

Rede municipal de ensino do Jaboatão espera 69 mil alunos na volta às aulas

Os alunos da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes voltaram às aulas nesta …