Foto: Matheus Britto/PJG

Jaboatão Invest-Saúde garante investimentos de R$ 13 milhões e cria 25 mil vagas de estágio na rede municipal de saúde

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lançou, nesta terça-feira (12), o programa Jaboatão Invest-Saúde, durante assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes). O documento, assinado pelo prefeito Anderson Ferreira, firma parceria entre a administração municipal e dez instituições de ensino superior do estado, e prevê a abertura de 25 mil vagas de estágio para estudantes de diversos cursos da área da saúde e 100 vagas para médicos residentes. Em contrapartida, os centros de ensino irão repassar ao município um montante de R$ 13,2 milhões, verba que será investida na manutenção de unidades de saúde, aquisição de equipamentos e bolsas de estudo.

O ato, realizado no Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres, contou com a presença de representantes da Universidade Federal de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Faculdade dos Guararapes, Faculdade Tiradentes, Faculdade Integrada de Pernambuco, Uninassau, Universidade Joaquim Nabuco, Faculdade Pernambucana de Saúde, Faculdade de Medicina do Nordeste e Interne Graduação, além do secretário municipal de Saúde, Alberto Lima. O contrato garante que os alunos das instituições usufruam da estrutura das 137 unidades de saúde da rede municipal, além das 19 conveniadas, para colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala aula.

Ao apresentar o programa Jaboatão Invest-Saúde, o prefeito Anderson Ferreira destacou a importância da parceria entre a prefeitura e as unidades para superar os problemas encontrados no município pela atual gestão. “A população precisa ter acesso a um serviço de saúde que lhes trate com a devida dignidade. E esse contrato que estamos assinando hoje surge nesse sentido, de ampliar o acesso das pessoas à rede de atendimento da prefeitura. Jaboatão atualmente vive um novo momento, e entende a importância de firmar parcerias com quem compartilha da nossa mesma visão, a de unir forças para construir uma sociedade cada vez melhor e mais justa”, afirmou o gestor.

Superintendente acadêmico da Faculdade Tirandentes, Temisson José ressaltou o compromisso da atual administração municipal e disse que o Coapes “irá ajudar as instituições de ensino a formar profissionais mais capacitados, que terão a oportunidade de conhecer de perto a realidade dos seus pacientes”. “É perceptível a preocupação do prefeito Anderson Ferreira e de toda sua equipe com a qualidade dos serviços prestados às pessoas, o que nos dá a segurança necessária para afirmar que a população receberá um tratamento de primeira qualidade e que nossos alunos irão para o mercado de trabalho com um conhecimento riquíssimo”, acrescentou Pierre Lucena, reitor da Faculdade dos Guararapes

A rede de saúde do Jaboatão recebeu, somente neste ano, mais de mil estagiários – agora, com a assinatura do Coapes, a expectativa é de que a demanda anual chegue a cinco mil estudantes. O aumento do número de estagiários e profissionais irá garantir a ampliação e a melhoria do atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município, além de permitir que os profissionais da prefeitura possam se aprimorar ainda mais, por meio do acesso aos cursos de especialização, pós-graduação e mestrado oferecidos pelas universidades e faculdades.

Veja também

Jaboatão promove mutirão voluntário de limpeza das praias do município

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e a organização internacional Ocean Conservancy realizaram, no último …