Jaboatão lança aplicativo para usuário acompanhar marcação de consulta especializada

Usuários do SUS de Jaboatão dos Guararapes passam a contar com um novo serviço para facilitar o acompanhamento da marcação de sua consulta especializada ou exame: o “De Olho na Consulta”. Através do aplicativo no telefone celular ou pelo computador, o paciente recebe o aviso da Central de Regulação sobre local, data e horário do atendimento. Para baixar o aplicativo, que é inédito em Pernambuco, basta acessar o Google Play. Já o site é o www.deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br. Jaboatão oferece hoje 30 especialidades médicas e 15 exames especializados

Com essa iniciativa, a Prefeitura do Jaboatão, através da Secretaria Municipal de Saúde, garante mais comodidade aos usuários.  A marcação da consulta ou exame especializado é feita na mesma Unidade de Saúde da Família, após o clínico passar a requisição. Com a informação dada pelo celular ou computador, os pacientes não precisam mais se deslocar às USFs para saber quando serão atendidos nas policlínicas. O objetivo do serviço é reduzir as longas filas nas unidades de saúde.

O programa faz parte da política de valorização da saúde implementada pelo prefeito Anderson Ferreira. “Estamos investindo na melhor estrutura da rede de saúde de Jaboatão e também inovando com tecnologia para garantir uma melhor comodidade aos nossos usuários. A marcação da consulta poderá ser acompanhada de casa, do trabalho, ou seja, de qualquer lugar, sem a necessidade da peregrinação até as unidades de saúde”, ressaltou Anderson.

De acordo com o secretário de Saúde, Alberto Lima, “das 106 unidades de saúde, entre Unidade Básica e Especializada, 49 já utilizam o sistema de regulação para cadastrar e, dessa forma, os usuários passam a acompanhar seu agendamento pelo aplicativo”. A Superintendência de Regulação está trabalhando para que 100% da rede utilize o sistema de cadastramento e assim os usuários possam utilizar o aplicativo para acompanhar seu agendamento.

Desde o mês passado, uma equipe da Central de Regulação está indo às USFs para orientar o usuário sobre como utilizar o aplicativo. Para marcar sua consulta especializada ou exame, o paciente deve comparecer à unidade de saúde mais próxima da sua casa com sua prescrição médica e, caso não consiga realizar o agendamento na hora, é cadastrado no sistema. Daí recebe um código que lhe permite acompanhar o agendamento pelo aplicativo De Olho na Consulta. O retorno à unidade de origem só ocorrerá uma vez, quando sua solicitação estiver autorizada, para receber a chave de acesso que lhe permitirá o atendimento para consulta especializada ou exame.

INVESTIMENTO

Ainda dentro da política de prestar um serviço cada vez melhor para o usuário, a Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando, desde o início da atual gestão, ´na ampliação do quadro de médicos. Em janeiro, das 103 equipes que atuam em Jaboatão, 20 não tinham médicos. Hoje são apenas 10, mas o problema será solucionado nesta semana, quando será concluída a seleção simplificada para que 100% das equipes estejam completas.

Neste início de gestão 14 unidades de saúde sofreram intervenções da Coordenação de Obras e Serviços da Secretaria de Saúde, para melhorar as condições estruturais. Destaque para a Unidade de Saúde da Família do Curado I; Centro de Referência da Mulher; Policlínica Leopoldina Tenório; Unidade Básica de Saúde Severino Roberval de Moura; dentre outras. E ainda teve a abertura da Policlínica da Criança e do Adolescente, no bairro de Piedade. Também está em andamento a construção de cinco unidades de saúde, além de reformas em outras 15.