Jaboatão lança aplicativo para usuário acompanhar marcação de consulta especializada

 

Usuários do SUS de Jaboatão dos Guararapes passam a contar com um novo serviço para facilitar o acompanhamento da marcação de sua consulta especializada ou exame: o “De Olho na Consulta”. Através do aplicativo no telefone celular ou pelo computador, o paciente recebe o aviso da Central de Regulação sobre local, data e horário do atendimento. Para baixar o aplicativo, que é inédito em Pernambuco, basta acessar o Google Play. Já o site é o www.deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br. Jaboatão oferece hoje 30 especialidades médicas e 15 exames especializados

Com essa iniciativa, a Prefeitura do Jaboatão, através da Secretaria Municipal de Saúde, garante mais comodidade aos usuários.  A marcação da consulta ou exame especializado é feita na mesma Unidade de Saúde da Família, após o clínico passar a requisição. Com a informação dada pelo celular ou computador, os pacientes não precisam mais se deslocar às USFs para saber quando serão atendidos nas policlínicas. O objetivo do serviço é reduzir as longas filas nas unidades de saúde.

O programa faz parte da política de valorização da saúde implementada pelo prefeito Anderson Ferreira. “Estamos investindo na melhor estrutura da rede de saúde de Jaboatão e também inovando com tecnologia para garantir uma melhor comodidade aos nossos usuários. A marcação da consulta poderá ser acompanhada de casa, do trabalho, ou seja, de qualquer lugar, sem a necessidade da peregrinação até as unidades de saúde”, ressaltou Anderson.

De acordo com o secretário de Saúde, Alberto Lima, “das 106 unidades de saúde, entre Unidade Básica e Especializada, 49 já utilizam o sistema de regulação para cadastrar e, dessa forma, os usuários passam a acompanhar seu agendamento pelo aplicativo”. A Superintendência de Regulação está trabalhando para que 100% da rede utilize o sistema de cadastramento e assim os usuários possam utilizar o aplicativo para acompanhar seu agendamento.

Desde o mês passado, uma equipe da Central de Regulação está indo às USFs para orientar o usuário sobre como utilizar o aplicativo. Para marcar sua consulta especializada ou exame, o paciente deve comparecer à unidade de saúde mais próxima da sua casa com sua prescrição médica e, caso não consiga realizar o agendamento na hora, é cadastrado no sistema. Daí recebe um código que lhe permite acompanhar o agendamento pelo aplicativo De Olho na Consulta. O retorno à unidade de origem só ocorrerá uma vez, quando sua solicitação estiver autorizada, para receber a chave de acesso que lhe permitirá o atendimento para consulta especializada ou exame.

INVESTIMENTO

Ainda dentro da política de prestar um serviço cada vez melhor para o usuário, a Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando, desde o início da atual gestão, ´na ampliação do quadro de médicos. Em janeiro, das 103 equipes que atuam em Jaboatão, 20 não tinham médicos. Hoje são apenas 10, mas o problema será solucionado nesta semana, quando será concluída a seleção simplificada para que 100% das equipes estejam completas.

Neste início de gestão 14 unidades de saúde sofreram intervenções da Coordenação de Obras e Serviços da Secretaria de Saúde, para melhorar as condições estruturais. Destaque para a Unidade de Saúde da Família do Curado I; Centro de Referência da Mulher; Policlínica Leopoldina Tenório; Unidade Básica de Saúde Severino Roberval de Moura; dentre outras. E ainda teve a abertura da Policlínica da Criança e do Adolescente, no bairro de Piedade. Também está em andamento a construção de cinco unidades de saúde, além de reformas em outras 15.

Veja também

Projeto Educação Inclusiva ganha prêmio nacional

Lançado no último mês de agosto pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, o Projeto Educação …

Deixe uma resposta