Foto: Chico Bezerra/PJG

Jaboatão lança consultório móvel veterinário para realização de consultas e cirurgias gratuitas

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lançou, na manhã desta quinta-feira (8), no Centro Cultural Miguel Arraes de Alencar, no bairro de Prazeres, o Bem Estar Animal, programa inovador que visa realizar, gratuitamente, em um consultório itinerante, consultas, exames, vacinação e castração de cães e gatos. A cada 30 dias, o consultório móvel – único do tipo no Norte e Nordeste – irá se deslocar e permanecer por um período de um mês em cada uma das sete regionais do município. Cinco veterinários irão se revezar no atendimento, principalmente, a donos de animais de baixa renda. Além dos serviços citados, o programa conta ainda com um quadriciclo, que irá fiscalizar áreas de ninhos de tartaruga na orla, e um caminhão, que auxiliará na remoção de animais de vias públicas.

O prefeito Anderson Ferreira esteve no local para conferir de perto o funcionamento do equipamento. Após conversar com a população, o gestor destacou como um dos mais importantes pontos do programa, as atividades de educação ambiental que serão desenvolvidas junto às escolas da rede municipal.

“A educação é, sem dúvida alguma, o melhor caminho para construirmos uma sociedade melhor e mais justa. Por isso, decidimos que, em paralelo aos atendimentos, precisávamos conversar com os nossos jovens sobre os cuidados com os animais e as formas de prevenção a doenças. Para isso, criamos um programa amplo e permanente, que vai,  ao mesmo tempo, tratar dos nossos melhores amigos e atuar como vetor de conhecimento”, ressaltou Anderson Ferreira.

Estudante de Odontologia, Felipe Azevedo, de 23 anos, morador do bairro de Guararapes, aproveitou a oportunidade para castrar a gata que possui há um ano. Ele elogiou a preocupação da atual gestão com o bem-estar dos animais e lembrou que o controle populacional de cães e gatos deve ser encarado como uma medida de saúde pública. “Ao manter sob controle o número de animais e atuar na prevenção e combate a doenças, a prefeitura demonstra preocupação não somente com a saúde dos animais, mas, também, com a dos seres humanos. É preciso elogiar as boas práticas, e por ter lançado esse programa, a prefeitura merece ser parabenizada”, disse.

Para ter acesso aos serviços, é preciso entrar em contato com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana e realizar um cadastramento prévio, o que pode ser feito por meio do número (81) 3462-5243. O atendimento ao público será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A estimativa é de que, além das consultas, exames e vacinações, sejam feitas, por mês, cerca de 400 cirurgias de castração.

Programação – O lançamento do programa Bem Estar Animal faz parte das comemorações em alusão à Semana do Meio Ambiente. Desde a última segunda-feira (5), são realizadas diversas atividades no Centro Cultural Miguel Arraes, como orientações sobre preservação da natureza; exposições de fotografias, mudas e artesanatos fabricados com material reciclado; apresentações culturais; feiras de adoção de animais e plantio de árvores, entre outras. Estudiosos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) apresentam aos alunos da rede municipal os atrativos do museu da tartaruga-marinha. As atividades seguem até às 14h desta sexta-feira (9).