Foto: Matheus Britto/PJG

Jaboatão lança ferramenta online e desburocratiza processo de abertura de empresas

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes tem apostado no uso da tecnologia como instrumento de modernização de suas ações, e, prova disso, foi o lançamento, na manhã desta segunda-feira (17), do lançamento do novo sistema online da Vigilância Sanitária, que, entre outras facilidades, irá agilizar a obtenção de alvará para abertura de empresas e tornar mais acessível o acesso da população e do setor regulado a informações sobre estabelecimentos de interesse à saúde. A ferramenta, pioneira no estado, foi apresentada a empreendedores e representantes do comércio varejista em encontro realizado no auditório da Faculdade dos Guararapes, em Piedade.

Durante a apresentação, o secretário de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, Alberto Lima, garantiu que, além da diminuir a burocracia, haverá, ainda, a medida possui caráter sustentável, uma vez que, agora, todo o processo de requisição e emissão de alvarás será feito via web, dispensando uso de papel.

“O novo sistema nasce com o objetivo de desburocratizar a vida de quem pretende gerar emprego e renda no município e tornar mais seguro e transparente o processo de obtenção de alvarás. Além disso, a população passa agora a poder contribuir de forma direta no acompanhamento da qualidade dos serviços prestados pelo setor regulado, auxiliando o poder público a fiscalizar o cumprimento de normas sanitárias”, disse Alberto Lima.

Ainda de acordo com o secretário, o novo sistema permite que consumidores e comerciantes, ao acessar o sistema de informação da Vigilância Sanitária, obtenham dados atualizados sobre a regularidade de empresas, bem como acompanhar o andamento do processo sanitário dos estabelecimentos para obtenção de alvarás.

Presidente do Sindicato do Comércio Farmacêutico de Pernambuco (Sincofarma), Oséas Gomes reforçou a importância da plataforma, que segundo ele, “chega em boa hora, uma vez que agrega, de forma descomplicada, tudo o que nós, enquanto comerciantes, precisamos para abrir nossos empreendimentos, com a facilidade de não precisarmos sair de casa para requerer uma licença”.

O acesso ao novo sistema pode ser feito por meio do portal da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes (http://jaboatao.pe.gov.br).

Veja também

Rede municipal de ensino do Jaboatão espera 69 mil alunos na volta às aulas

Os alunos da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes voltaram às aulas nesta …