Foto: Matheus Britto/PJG

Jaboatão lança ferramenta online e desburocratiza processo de abertura de empresas

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes tem apostado no uso da tecnologia como instrumento de modernização de suas ações, e, prova disso, foi o lançamento, na manhã desta segunda-feira (17), do lançamento do novo sistema online da Vigilância Sanitária, que, entre outras facilidades, irá agilizar a obtenção de alvará para abertura de empresas e tornar mais acessível o acesso da população e do setor regulado a informações sobre estabelecimentos de interesse à saúde. A ferramenta, pioneira no estado, foi apresentada a empreendedores e representantes do comércio varejista em encontro realizado no auditório da Faculdade dos Guararapes, em Piedade.

Durante a apresentação, o secretário de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, Alberto Lima, garantiu que, além da diminuir a burocracia, haverá, ainda, a medida possui caráter sustentável, uma vez que, agora, todo o processo de requisição e emissão de alvarás será feito via web, dispensando uso de papel.

“O novo sistema nasce com o objetivo de desburocratizar a vida de quem pretende gerar emprego e renda no município e tornar mais seguro e transparente o processo de obtenção de alvarás. Além disso, a população passa agora a poder contribuir de forma direta no acompanhamento da qualidade dos serviços prestados pelo setor regulado, auxiliando o poder público a fiscalizar o cumprimento de normas sanitárias”, disse Alberto Lima.

Ainda de acordo com o secretário, o novo sistema permite que consumidores e comerciantes, ao acessar o sistema de informação da Vigilância Sanitária, obtenham dados atualizados sobre a regularidade de empresas, bem como acompanhar o andamento do processo sanitário dos estabelecimentos para obtenção de alvarás.

Presidente do Sindicato do Comércio Farmacêutico de Pernambuco (Sincofarma), Oséas Gomes reforçou a importância da plataforma, que segundo ele, “chega em boa hora, uma vez que agrega, de forma descomplicada, tudo o que nós, enquanto comerciantes, precisamos para abrir nossos empreendimentos, com a facilidade de não precisarmos sair de casa para requerer uma licença”.

O acesso ao novo sistema pode ser feito por meio do portal da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes (http://jaboatao.pe.gov.br).