Foto: Matheus Britto/PJG

Jaboatão lança programa de estímulo à contratação de jovens aprendizes

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade, lançou, nesta terça-feira (25), mais uma iniciativa voltada à geração de emprego e renda no município. Criado com o objetivo de estimular o cumprimento da Lei da Aprendizagem no âmbito municipal, o Jaboatão Aprendiz visa oportunizar a jovens e adolescentes a experiência profissional do primeiro emprego, contribuindo para a qualidade de vida de famílias em situação de risco social. A cerimônia de lançamento foi realizada no auditório do Hotel Barramares, em Piedade, e contou com representantes do Ministério Público do Trabalho, Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Fundação Roberto Marinho e Unesco.

A Lei da Aprendizagem (10.097/2000) possibilita aos assistidos uma preparação para o exercício profissional, garantindo a inclusão social por meio da empregabilidade, tendo, como base, atividades teóricas, práticas e educativas. Entre as principais propostas do programa Jaboatão Aprendiz está o estímulo a empresas da região para o cumprimento da lei que estabelece a contratação de aprendizes e o desenvolvimento de práticas que sirvam de exemplo para que demais órgãos governamentais se sensibilizem e participem ativamente na formação de jovens.

O prefeito Anderson Ferreira ressaltou que Jaboatão dos Guararapes é o primeiro município pernambucano a contratar aprendizes e destacou o impacto econômico e social do programa na vida dos jovens e suas famílias. O gestor lembrou, ainda, que dos 20 adolescentes contratados, 10 são advindos do trabalho infantil, cinco de medidas socioeducativas e cinco de casas de acolhimento.

“O Jaboatão Aprendiz é uma importante ferramenta de combate ao trabalho infantil por oportunizar uma formação profissional protegida e com direitos trabalhistas garantidos por lei. Além disso, o programa irá impactar diretamente na rotina financeira desses adolescentes, que, agora, poderão planejar seus gastos com segurança e ajudar suas famílias”, explicou o prefeito.

Aluno da Escola Municipal Paulino Menelau, Edenilson Lima Pimenta, de 17 anos, venceu a timidez e falou sobre as expectativas para o futuro. “Tenho a certeza de que, agora, cada um nós teremos todos os meios para buscar um futuro cada vez melhor. Ter sido selecionado para o programa me renovou e, daqui por diante, só coisas boas”, pontuou o aprendiz.

Veja também

Após requalificação, quadra poliesportiva é entregue à população de Marcos Freire

A partir desta sexta-feira (6), moradores do bairro de Marcos Freire, no Jaboatão dos Guararapes, …