Foto: Matheus Britto/PJG

Jaboatão lança projeto e fortalece rede de proteção a crianças e adolescentes

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lançou, nesta quinta-feira (25), o Projeto Protege, voltado ao combate à violência e violações de direitos contra crianças e adolescentes. O evento foi realizado no Centro da Juventude de Cajueiro Seco, com a participação de educadores e especialistas no assunto. Cerca de 500 crianças e adolescentes, além de familiares, compareceram ao ato. Na próxima terça-feira (30), outra edição do projeto acontecerá na Casa da Cultura, em Jaboatão Centro, das 8h às 12h.

O objetivo do Protege é atrair vários setores da sociedade para ampliar os trabalhos que já vêm sendo realizados no município. Atualmente, são identificados mais de 24 mil crianças e adolescentes em situação de risco, que são acompanhados pelas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro Especializado de Referência Social (Creas), por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Jaboatão dos Guararapes tem população estimada em 700 mil habitantes, sendo cerca de 100 famílias com renda per capita de meio salário mínimo. Estudo realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania aponta que existem cerca de 60 mil pessoas em situação de extrema pobreza. Desse total, 40,65% tem idades entre zero e 17 anos em famílias com renda per capita de até R$ 85.

“A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes se une para fortalecer a rede de proteção à criança e adolescente. O Projeto Protege promove ações integradas de combate aos diversos tipos de violações dos direitos da criança e do adolescente, informa a população sobre o a rede de proteção existente no município e fortalece vínculos familiares”, afirmou Mariana Inojosa, secretária municipal de Assistência Social e Cidadania.

MUTIRÃO
Durante o evento desta quinta-feira, foi realizado um Mutirão de Ações Integradas voltado às crianças e adolescentes em situação e vulnerabilidade e risco social, em oficinas distribuídas no Centro da Juventude de Cajueiro Seco. Outro mutirão com o mesmo formato acontecerá na terça-feira, na Casa da Cultura, em Jaboatão Centro. A meta é realizar ações mensais em cada regional do município no ano de 2019.

CONFERÊNCIA
Educadores e especialistas também discutirão assuntos que serão levados à VII Conferência Municipal da Criança e do Adolescente, marcada para novembro, cujo tema será “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

Cinco eixos estão definidos para os debates:

Eixo 1 – Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social;
Eixo 2 – Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;
Eixo 3 – Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;
Eixo 4 – Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;
Eixo 5 – Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

Veja também

Jaboatão marca presença na Semana Nacional da Tecnologia

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania do Jaboatão dos Guararapes participou, nesta quinta-feira …