Jaboatão não registra casos e tranquiliza população sobre febre amarela

A Secretaria Municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes divulgou, nesta quarta-feira (17), uma série de informações à população sobre o alerta epidemiológico para febre amarela, entre elas, a de que, até o presente momento, não foi registrado na cidade nenhum caso da doença, e que, de acordo com o Ministério da Saúde, Pernambuco – assim como grande parte da região Nordeste – não é considerado área de recomendação da vacina. Ainda de acordo com a secretaria, a imunização deve se restringir a pessoas com viagem marcada para áreas de risco, o que deve ser feito com, no mínimo, 10 dias de antecedência da data do embarque.

A vacinação é indicada para toda a população a partir dos nove meses de idade, com administração de dose de reforço aos quatro anos de idade. Há contraindicação para gestantes, bebês com menos de seis meses de idade, alérgicos à proteína do ovo e imunodeprimidos por doenças como câncer e Aids. A vacina assegura imunização total após o décimo dia de aplicação e protege por até 10 anos. Apesar de a vacina ser a principal forma de prevenção e controle, recomenda-se o uso de repelente como medida complementar de prevenção.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, cujo agente etiológico é transmitido por mosquitos, e que, nas últimas décadas, tem sido registrada além dos limites da região amazônica, área considerada endêmica. Diante do aumento no número de notificações de casos no território nacional, a busca por vacina nas unidades de saúde tem aumentado significativamente, mesmo em locais nos quais não há registro da doença.

A Vigilância Epidemiológica do Jaboatão dos Guararapes se encontra em alerta máximo para qualquer caso da doença que eventualmente possa vir a ocorrer no município, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), que pode ser acionado pelos números (81) 3476-3068 / 99975-1640.

Veja também

Rede municipal de ensino do Jaboatão espera 69 mil alunos na volta às aulas

Os alunos da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes voltaram às aulas nesta …