Jaboatão não registra casos e tranquiliza população sobre febre amarela

A Secretaria Municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes divulgou, nesta quarta-feira (17), uma série de informações à população sobre o alerta epidemiológico para febre amarela, entre elas, a de que, até o presente momento, não foi registrado na cidade nenhum caso da doença, e que, de acordo com o Ministério da Saúde, Pernambuco – assim como grande parte da região Nordeste – não é considerado área de recomendação da vacina. Ainda de acordo com a secretaria, a imunização deve se restringir a pessoas com viagem marcada para áreas de risco, o que deve ser feito com, no mínimo, 10 dias de antecedência da data do embarque.

A vacinação é indicada para toda a população a partir dos nove meses de idade, com administração de dose de reforço aos quatro anos de idade. Há contraindicação para gestantes, bebês com menos de seis meses de idade, alérgicos à proteína do ovo e imunodeprimidos por doenças como câncer e Aids. A vacina assegura imunização total após o décimo dia de aplicação e protege por até 10 anos. Apesar de a vacina ser a principal forma de prevenção e controle, recomenda-se o uso de repelente como medida complementar de prevenção.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, cujo agente etiológico é transmitido por mosquitos, e que, nas últimas décadas, tem sido registrada além dos limites da região amazônica, área considerada endêmica. Diante do aumento no número de notificações de casos no território nacional, a busca por vacina nas unidades de saúde tem aumentado significativamente, mesmo em locais nos quais não há registro da doença.

A Vigilância Epidemiológica do Jaboatão dos Guararapes se encontra em alerta máximo para qualquer caso da doença que eventualmente possa vir a ocorrer no município, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), que pode ser acionado pelos números (81) 3476-3068 / 99975-1640.