Foto: Divulgação

Jaboatão promove ações educativas em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes

A Secretaria Executiva de Assistência Social da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promoveu, nesta quinta-feira (18), uma série de atividades educativas e informativas em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes. Instituída em 17 de maio de 2000, por meio da Lei 9.970, a data foi escolhida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania para fomentar as ações que a atual gestão municipal tem desenvolvido junto à população e agentes públicos, com o objetivo de criar uma rede de proteção e reduzir índices.

A primeira ação, uma oficina realizada em parceria com o Canal Futura, aconteceu no auditório da Secretaria Executiva do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, no bairro de Piedade, e contou com a participação de 35 profissionais do município que atuam na rede de proteção a crianças e adolescentes. Conduzida por Cinthia Satinho, a palestra abordou temas como a exploração sexual e o abuso de menores, a fim de conseguir, por meio da sensibilização, promover a construção coletiva de estratégias e a adoção de ferramentas pedagógicas em ações preventivas e de enfrentamento.

Em paralelo, agentes educadores da Blitz da Prevenção abordaram consumidores e comerciantes no entorno do Mercado Público das Mangueiras, em Prazeres, quando foram distribuídos folhetos com informações sobre a rede municipal de proteção e as ferramentas adotadas pelo poder público para garantir os direitos de crianças e adolescentes.

“A atual gestão encontra no social um dos seus principais pilares. Sabemos da importância de criarmos uma rede de proteção e de apoio aos nossos jovens, e vamos trabalhar em conjunto com outras secretarias e instâncias do poder público, e até mesmo criando parcerias com a iniciativa privada, para garantirmos a segurança de nossas crianças e adolescentes, bem como ajudarmos na construção de uma sociedade mais justa e saudável”, disse Joselito Nunes, secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania do Jaboatão dos Guararapes.