Jaboatão promove campanha de combate ao trabalho infantil

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Assistência Social, promove, ao longo do mês de junho, uma série de atividades em alusão à Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, lembrado no último dia 12. Durante esse período, serão realizadas ações de abordagem dirigida e sensibilização da população, bem como palestras e formações com a equipe de profissionais da rede socioassistencial do município.

O Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes (NEVCA) promoveu, na última segunda-feira (19), no Espaço de Formação da Educação, em Piedade, oficina sobre trabalho infantil com técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e conselheiros tutelares. O encontro foi conduzido por Leonidas Leal, coordenador estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e técnico da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Governo de Pernambuco, e teve como objetivo orientar as ações estratégicas do Peti, qualificando a identificação, o registro e o monitoramento dos casos de trabalho infantil no Jaboatão dos Guararapes.

Além desta oficina, o Cras e o Creas, entre outras instituições parceiras, como a Associação de Moradores de Buenos Aires, multiplicam ações sobre a temática em seus territórios, por meio da sensibilização dos usuários em salas de espera, rodas de diálogos em escolas e exibição de filmes sobre a temática para adolescentes que cumprem medida socioeducativa. Todas essas ações visam o enfrentamento ao trabalho infantil, através do fortalecimento das ações integradas e complementares junto à rede de proteção socioassistencial.

Denúncias contra a exploração do trabalho infantil podem – e devem – ser feitas por meio do Disque 100 ou diretamente nos conselhos tutelares.