Jaboatão promove campanha de combate ao trabalho infantil

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Assistência Social, promove, ao longo do mês de junho, uma série de atividades em alusão à Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, lembrado no último dia 12. Durante esse período, serão realizadas ações de abordagem dirigida e sensibilização da população, bem como palestras e formações com a equipe de profissionais da rede socioassistencial do município.

O Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes (NEVCA) promoveu, na última segunda-feira (19), no Espaço de Formação da Educação, em Piedade, oficina sobre trabalho infantil com técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e conselheiros tutelares. O encontro foi conduzido por Leonidas Leal, coordenador estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e técnico da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Governo de Pernambuco, e teve como objetivo orientar as ações estratégicas do Peti, qualificando a identificação, o registro e o monitoramento dos casos de trabalho infantil no Jaboatão dos Guararapes.

Além desta oficina, o Cras e o Creas, entre outras instituições parceiras, como a Associação de Moradores de Buenos Aires, multiplicam ações sobre a temática em seus territórios, por meio da sensibilização dos usuários em salas de espera, rodas de diálogos em escolas e exibição de filmes sobre a temática para adolescentes que cumprem medida socioeducativa. Todas essas ações visam o enfrentamento ao trabalho infantil, através do fortalecimento das ações integradas e complementares junto à rede de proteção socioassistencial.

Denúncias contra a exploração do trabalho infantil podem – e devem – ser feitas por meio do Disque 100 ou diretamente nos conselhos tutelares.

Veja também

Jaboatão promove atividades específicas para idosos ao longo do mês de outubro

As secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social e Cidadania do Jaboatão dos Guararapes …