Foto: Matheus Britto/PJG

Jaboatão promove curso de capacitação de agentes de fiscalização ambiental

Agentes de fiscalização da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semag) da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes participam, nesta segunda-feira (6), no auditório do prédio-sede da administração, de um curso de aperfeiçoamento em fiscalização e legislação ambiental. Promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Turismo e Empreendedorismo, em parceria com a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), o curso tem o objetivo de atualizar e capacitar os agentes, além de propiciar o desenvolvimento de práticas que ajudem a solucionar os desafios do setor.

De acordo com secretário-executivo da Semag, Isaac Azoubel, o curso atende a um pedido do prefeito Anderson Ferreira (PR), no sentido de promover ações educativas e de qualificação, que permitam que o município obtenha avanços significativos na área de preservação ambiental.

“Entendemos que nunca é demais discutir a adoção de medidas de fiscalização e preservação do meio ambiente, principalmente em um município como Jaboatão dos Guararapes, que possui cerca de 70% do seu território ocupado por áreas de zona rural. Firmamos, hoje, o compromisso de fornecer informações e todos os meios necessários para melhorarmos as condições de trabalho dos nossos agentes, para, juntos, obtermos resultados cada vez melhores”, disse o secretário.

Analista em Gestão Ambiental da CPRH, Fábio Amorim destacou a iniciativa da prefeitura de buscar capacitar os agentes envolvidos em ações preventivas, educativas e de fiscalização. “Jaboatão é uma das cidades pernambucanas que hoje ‘largam na frente’ quando falamos em preocupação com questões ambientais, uma preocupação que fica evidente quando vemos a disposição da gestão em realizar um curso de aperfeiçoamento logo em seus primeiros meses de governo”, analisou Amorim.

Os agentes participarão de palestras sobre legislação ambiental e a prática da fiscalização e suas particularidades, ministradas pelo capitão da Polícia Militar, Jaime Fernando de Paula Filho; pela engenheira florestal Elba Borges da Silva Ferreira; e pelo biólogo Gleydson Castelo Branco. Ao final do curso, serão conferidos certificados aos participantes credenciados.