Foto: Matheus Britto/PJG

Jaboatão promove curso de capacitação de agentes de fiscalização ambiental

Agentes de fiscalização da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semag) da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes participam, nesta segunda-feira (6), no auditório do prédio-sede da administração, de um curso de aperfeiçoamento em fiscalização e legislação ambiental. Promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Turismo e Empreendedorismo, em parceria com a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), o curso tem o objetivo de atualizar e capacitar os agentes, além de propiciar o desenvolvimento de práticas que ajudem a solucionar os desafios do setor.

De acordo com secretário-executivo da Semag, Isaac Azoubel, o curso atende a um pedido do prefeito Anderson Ferreira (PR), no sentido de promover ações educativas e de qualificação, que permitam que o município obtenha avanços significativos na área de preservação ambiental.

“Entendemos que nunca é demais discutir a adoção de medidas de fiscalização e preservação do meio ambiente, principalmente em um município como Jaboatão dos Guararapes, que possui cerca de 70% do seu território ocupado por áreas de zona rural. Firmamos, hoje, o compromisso de fornecer informações e todos os meios necessários para melhorarmos as condições de trabalho dos nossos agentes, para, juntos, obtermos resultados cada vez melhores”, disse o secretário.

Analista em Gestão Ambiental da CPRH, Fábio Amorim destacou a iniciativa da prefeitura de buscar capacitar os agentes envolvidos em ações preventivas, educativas e de fiscalização. “Jaboatão é uma das cidades pernambucanas que hoje ‘largam na frente’ quando falamos em preocupação com questões ambientais, uma preocupação que fica evidente quando vemos a disposição da gestão em realizar um curso de aperfeiçoamento logo em seus primeiros meses de governo”, analisou Amorim.

Os agentes participarão de palestras sobre legislação ambiental e a prática da fiscalização e suas particularidades, ministradas pelo capitão da Polícia Militar, Jaime Fernando de Paula Filho; pela engenheira florestal Elba Borges da Silva Ferreira; e pelo biólogo Gleydson Castelo Branco. Ao final do curso, serão conferidos certificados aos participantes credenciados.

Veja também

Baile de Carnaval da Pessoa Idosa leva frevo para foliões da terceira idade no Jaboatão

Euforia e animação marcaram presença no Baile de Carnaval das Pessoas Idosas, realizado na Associação …