Jaboatão promove mutirão voluntário de limpeza das praias do município

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e a organização internacional Ocean Conservancy realizaram, no último sábado (15), um grande mutirão para manutenção da limpeza da orla do município. A ação faz parte do International Coastal Cleanup, evento que mobiliza milhares de voluntários para realizar limpezas costeiras, coletas de dados para estudos científicos e intervenções de educação ambiental. A concentração aconteceu na praia de Piedade, e, de lá, voluntários e agentes ambientais da prefeitura seguiram por toda a extensão de faixa de areia, removendo entulhos e lixo proveniente do consumo humano.

Oceanos, rios e demais cursos d’água são responsáveis por dar sustentação e promover melhorias na qualidade de vida das pessoas. Entretanto, dados como os que apontam que 62% das aves marinhas e 100% das espécies de tartarugas marinhas são encontradas com vestígios de produtos derivados do petróleo (plásticos, na grande parte dos casos), reforçam a necessidade da implementação de ações em prol da sustentabilidade e de proteção ao meio ambiente.

A superintendente de Meio Ambiente do Jaboatão dos Guararapes, Edilene Rodrigues, comemorou o resultado da ação e ressaltou a importância da parceria entre a sociedade e o poder público na implementação de políticas ambientais. “Manter nossas praias, rios, lagos e oceanos limpos é um dever de todos. E o fato de termos conseguido reunir mais de 300 voluntários nessa ação é um exemplo de que, quando o trabalho é sério, a população busca interagir e exercer sua cidadania”, destacou a gestora.

Além do mutirão de limpeza, houve, ainda, exposições temáticas, feira de artesanato ecológico e a presença do Museu Itinerante da Tartaruga Marinha, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ao final do evento, os participantes receberam certificados emitidos pelas instituições organizadoras.