Secretaria de Saúde prorroga campanha de vacinação antirrábica até 30 de junho

A Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes decidiu estender, até o próximo dia 30 de junho, a campanha antirrábica na área rural da cidade e em locais onde não foram instalados postos de vacinação no chamado “Dia D”, realizado no último dia 27 de maio. Até o momento, a campanha tem atingido seus objetivos, tanto que, no dia do mutirão, foram vacinados cerca de 70% do total da população de cães e gatos animais do município. A meta estabelecida pela Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde é elevar esse índice para acima 80%.

“O pós-campanha nas áreas onde o percentual de animais vacinados não conseguiu atingir a meta proposta visa atingir um percentual acima dos 80% estimados. É imprescindível frisar a importância dessa campanha, uma vez que o vírus da raiva, que pode ser transmitido dos animais para o homem, apesar de atualmente estar praticamente erradicado, continua a ser muito temido, pois leva o animal ao óbito em 100% e pode trazer sérios riscos à saúde dos seres humanos”, lembrou Alberto Lima, secretário municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes.

Entre os principais sintomas da raiva estão o aparecimento repentino de agressividade nos animais, salivação excessiva e paralisia. “São sintomas que vão sendo apresentados de acordo com as fases e evolução da doença”, acrescentou Alberto.

O período de pós-campanha segue até o próximo dia 30 de junho. A vacinação é gratuita e, para ter acesso ao serviço, basta que os donos de animais procurem os pontos montados nos locais mais próximos de suas residências.

Veja também

Jaboatão promove mutirão de ações integradas em alusão aos 11 anos da Lei Maria da Penha

Desde 2006, quando foi implementada, a Lei Maria da Penha já foi a razão para …

Deixe uma resposta