Secretaria de Saúde prorroga campanha de vacinação antirrábica até 30 de junho

A Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes decidiu estender, até o próximo dia 30 de junho, a campanha antirrábica na área rural da cidade e em locais onde não foram instalados postos de vacinação no chamado “Dia D”, realizado no último dia 27 de maio. Até o momento, a campanha tem atingido seus objetivos, tanto que, no dia do mutirão, foram vacinados cerca de 70% do total da população de cães e gatos animais do município. A meta estabelecida pela Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde é elevar esse índice para acima 80%.

“O pós-campanha nas áreas onde o percentual de animais vacinados não conseguiu atingir a meta proposta visa atingir um percentual acima dos 80% estimados. É imprescindível frisar a importância dessa campanha, uma vez que o vírus da raiva, que pode ser transmitido dos animais para o homem, apesar de atualmente estar praticamente erradicado, continua a ser muito temido, pois leva o animal ao óbito em 100% e pode trazer sérios riscos à saúde dos seres humanos”, lembrou Alberto Lima, secretário municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes.

Entre os principais sintomas da raiva estão o aparecimento repentino de agressividade nos animais, salivação excessiva e paralisia. “São sintomas que vão sendo apresentados de acordo com as fases e evolução da doença”, acrescentou Alberto.

O período de pós-campanha segue até o próximo dia 30 de junho. A vacinação é gratuita e, para ter acesso ao serviço, basta que os donos de animais procurem os pontos montados nos locais mais próximos de suas residências.