Foto: Chico Bezerra/PJG

Jaboatão realiza campanha de enfrentamento à violência contra pessoa idosa

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania,  em parceria com a Secretaria Executiva de Direitos Humanos e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDDIJ), promoveu, nesta quinta-feira (15), em Piedade, uma série de ações alusivas ao Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Governo de Pernambuco. Ao longo do dia, foram realizadas palestras e distribuídos materiais educativos. Houve, ainda, oferta de diversos serviços nas áreas da Saúde, Cidadania e Estética, além de apresentações culturais e divulgação de projetos e das redes de proteção à pessoa idosa dos governos municipal e estadual.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 10,59% da população do Jaboatão dos Guararapes é formada por idosos, maiores vítimas da violência no município, informações reforçadas por um levantamento realizado pelo Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência (NAVV), que registrou, entre 2009 e 2016, 1.178 denúncias, sendo 75% envolvendo idosos. Entre as práticas mais frequentes, estão a negligência, o abuso financeiro, a violência psicológica, os maus-tratos e o abandono.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Joselito Nunes, ressaltou a realidade dos números para destacar a importância da criação de campanhas e projetos que alertem para os cuidados com os idosos e para a divulgação dos canais de atendimento às vítimas. O gestor lembrou, ainda, que a atual gestão tem trabalhado diuturnamente para garantir a preservação de direitos.

“A gestão do prefeito Anderson Ferreira nasceu e segue compromissada a melhorar os índices nos principais pilares de uma sociedade igualitária: educação, saúde, ação social e segurança. Temos a certeza de que estamos no caminho certo e de que vamos conseguir promover mudanças significativas na vida da nossa população – e em nossa cidade como um todo – por meio da construção e do fortalecimento de uma rede de ações e serviços de atendimento voltados, principalmente, a idosos, mulheres, crianças e adolescentes”, assinalou o secretário.

A aposentada Madalena Conceição, de 73 anos, aproveitou o momento para, em suas palavras, “agradecer a atenção que a população de idosos têm recebido”. “As campanhas de conscientização surtem efeitos muito positivos e eu espero que assim continuem, pois precisamos que a violência que enfrentamos, que é uma realidade, seja combatida. Faço parte de um grupo e, hoje, tenho a oportunidade de me socializar, de conhecer meus direitos e fazer novos amigos. Hoje, tenho a chance de interagir com outras pessoas, a exemplo do que vimos aqui, nessa campanha”, pontuou.