Foto: Chico Bezerra/PJG

Jaboatão realiza campanha de enfrentamento à violência contra pessoa idosa

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania,  em parceria com a Secretaria Executiva de Direitos Humanos e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDDIJ), promoveu, nesta quinta-feira (15), em Piedade, uma série de ações alusivas ao Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Governo de Pernambuco. Ao longo do dia, foram realizadas palestras e distribuídos materiais educativos. Houve, ainda, oferta de diversos serviços nas áreas da Saúde, Cidadania e Estética, além de apresentações culturais e divulgação de projetos e das redes de proteção à pessoa idosa dos governos municipal e estadual.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 10,59% da população do Jaboatão dos Guararapes é formada por idosos, maiores vítimas da violência no município, informações reforçadas por um levantamento realizado pelo Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência (NAVV), que registrou, entre 2009 e 2016, 1.178 denúncias, sendo 75% envolvendo idosos. Entre as práticas mais frequentes, estão a negligência, o abuso financeiro, a violência psicológica, os maus-tratos e o abandono.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Joselito Nunes, ressaltou a realidade dos números para destacar a importância da criação de campanhas e projetos que alertem para os cuidados com os idosos e para a divulgação dos canais de atendimento às vítimas. O gestor lembrou, ainda, que a atual gestão tem trabalhado diuturnamente para garantir a preservação de direitos.

“A gestão do prefeito Anderson Ferreira nasceu e segue compromissada a melhorar os índices nos principais pilares de uma sociedade igualitária: educação, saúde, ação social e segurança. Temos a certeza de que estamos no caminho certo e de que vamos conseguir promover mudanças significativas na vida da nossa população – e em nossa cidade como um todo – por meio da construção e do fortalecimento de uma rede de ações e serviços de atendimento voltados, principalmente, a idosos, mulheres, crianças e adolescentes”, assinalou o secretário.

A aposentada Madalena Conceição, de 73 anos, aproveitou o momento para, em suas palavras, “agradecer a atenção que a população de idosos têm recebido”. “As campanhas de conscientização surtem efeitos muito positivos e eu espero que assim continuem, pois precisamos que a violência que enfrentamos, que é uma realidade, seja combatida. Faço parte de um grupo e, hoje, tenho a oportunidade de me socializar, de conhecer meus direitos e fazer novos amigos. Hoje, tenho a chance de interagir com outras pessoas, a exemplo do que vimos aqui, nessa campanha”, pontuou.

Veja também

Rede municipal de ensino do Jaboatão espera 69 mil alunos na volta às aulas

Os alunos da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes voltaram às aulas nesta …