Foto: Chico Bezerra/PJG

Jaboatão realiza I Ciclo de Palestras do Programa Bem Estar Animal

Em comemoração ao Dia Nacional dos Animais, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início nesta quarta-feira (14), no auditório da Faculdade dos Guararapes, em Piedade, ao I Ciclo de Palestras do Programa Bem Estar Animal. Até a quinta-feira (15), diversos profissionais da área de saúde pública e meio ambiente poderão debater sobre temas relacionados aos cuidados com os animais, desafios na preservação de espécies ameaçadas de extinção e no controle e combate de zoonoses. A entrada é franca.

De acordo com a superintendente municipal do meio ambiente Edilene Rodrigues, as palestras são uma oportunidade para que os estudantes do município conheçam e participem dos projetos que têm sido implementados pela atual gestão. “É importante que os jaboatonenses acompanhem os programas e as melhorias que têm sido feitas desde o começo de 2017. Entender a engorda da praia, por exemplo, é avaliar no que se pode investir no futuro, assim como é dever dos cidadãos compreender o que pode ou não ser feito para colaborar com a saúde ambiental do seu município”, pontuou.

Lançado em junho do ano passado pela atual gestão municipal, o Programa Bem Estar Animal permite a realização gratuita, em um consultório itinerante, de consultas, exames, vacinações e cirurgias de castração em animais de pequeno porte (cães e gatos). A cada 30 dias, o consultório móvel – único do tipo no Norte e Nordeste – se desloca para um bairro diferente da cidade, onde permanece por mais um mês. Cinco veterinários se revezam no atendimento, voltado, principalmente, a donos de animais de baixa renda. Além dos serviços citados, o programa conta com o apoio de um quadriciclo, que fiscaliza áreas de ninhos de tartarugas-marinhas na orla, e um caminhão, que auxilia na remoção de animais de vias públicas.

Entre os principais assuntos que serão abordados ao longo do evento estão as medidas adotadas pela administração municipal para regeneração das praias da cidade; o programa de monitoramento de tartarugas-marinhas na orla do Jaboatão dos Guararapes; legislação ambiental para proteção de animais marinhos e silvestres; e direitos dos animais domésticos. O ciclo de palestras se encerra com uma explanação sobre o funcionamento do programa.

Para ter acesso aos serviços do Bem Estar Animal, é preciso entrar em contato com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semag) e fazer um cadastramento prévio, que pode ser realizado de forma rápida e desburocratizada por meio do telefone (81) 3462-5243. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Veja também

Jaboatão inicia cadastramento de empreendedores solidários

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes iniciou, nesta terça-feira (4), o processo de cadastramento e …