Foto: Chico Bezerra/PJG

Jaboatão realiza IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Conselho Municipal de Igualdade Racial e a Uninassau, promove, nos dias 5 e 6 de outubro, a IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. A conferência tem por objetivo analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, diretrizes para gestão de políticas públicas de promoção da igualdade racial e eleger delegados para a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. O evento, realizado no prédio da instituição de ensino superior, localizado no bairro de  Piedade,  tem como tema “Jaboatão na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos”.

A secretária-executiva de Direitos Humanos do Jaboatão dos Guararapes, Claudia Freire, destacou a importância do evento, que, segundo ela, precisa ser visto como uma ferramenta a ser utilizada na construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva. “A realização de uma conferência é um momento privilegiado para o debate das relações entre o poder público e a sociedade civil, numa perspectiva de interação democrática, como instrumento de construção de uma sociedade mais justa e igualitária, com a qual todos nós sonhamos e de fortalecimento da democracia participativa”, disse a gestora.

Presidente do Conselho Municipal pela Igualdade Racial, Verônica Silva reforçou a necessidade de debater pontos relevantes para melhorar a articulação e o desenvolvimento das políticas públicas de igualdade racial no município, tornando as políticas públicas igualmente acessíveis a todos os grupos étnicos que compõem a sociedade.

“A conferência municipal é um momento importante em que o cidadão, junto com o município, vem apresentar políticas que atendam e possam garantir que demandas específicas sejam consideradas na formulação e execução dos programas e projetos de cada área voltadas à população afrodescendente”, explicou Verônica.

O tema e os respectivos subtemas deverão ser norteados pelo Plano Plurianual 2016-2019 e Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial, sendo desenvolvidos de modo a consolidar a transversalidade das políticas públicas para a população negra e de enfrentamento ao racismo.

Veja também

Jaboatão realiza campanha de adoção de cães e gatos

Trinta e um animais recolhidos das ruas do município do Jaboatão dos Guararapes encontram-se disponíveis …

Deixe uma resposta