Jaboatão realiza novo Dia D da campanha de vacinação contra a gripe

A Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes promove, nesta sexta-feira (8), o novo Dia D da campanha nacional de vacinação contra a influenza. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e Policlínicas do município, além dos postos instalados no Shopping Guararapes e na unidade do Grau Técnico, no bairro de Piedade, estarão aplicando, das 9h às 16h, a dose da vacina contra a gripe nos usuários do grupo prioritário. A campanha de vacinação foi prorrogada em todo o território nacional pelo Ministério da Saúde até o dia 15 de junho, em decorrência da paralisação dos caminhoneiros.

Integram o grupo prioritário crianças de seis meses a quatro anos, gestantes; puérperas; idosos; profissionais da saúde; professores e portadores de doenças crônicas. A meta da Secretaria de Saúde de Jaboatão é de vacinar 90% do público-alvo, em um total de 140.166 usuários.

Morador do bairro de Massangana, o aposentado José do Carmo Rodrigues, de 71 anos, ressaltou a importância de procurar imunização contra o vírus da gripe. “Antes, eu gripava com muita frequência; depois que comecei a tomar a vacina, notei que minha saúde melhorou consideravelmente. Por essa razão, me programo para não perder o prazo”, disse.

“É imprescindível que as pessoas do grupo prioritário compareçam às unidades de saúde durante o prazo da campanha. A vacina, hoje, é tida como o mais eficaz método de prevenção ao vírus da gripe”, destacou Alberto Lima, secretário de Saúde do Jaboatão dos Guararapes.

Bolsa Família
Beneficiários do Programa Bolsa Família também devem comparecer às Unidades de Básicas de Saúde (UBS)  e Unidades de Saúde da Família (UFS) do município até o próximo dia 29 de junho para realizar acompanhamento médico do peso, altura, vacinação e verificar se as gestantes encontram-se com o pré-natal em dia. O público-alvo são crianças menores de sete anos, gestantes e mulheres em idade fértil entre 14 e 44 anos. O acompanhamento necessita ser realizado duas vezes ao ano, para evitar a suspensão do benefício.