Foto: Chico Bezerra/PJG

Jaboatão realiza segunda edição do Projeto Protege

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou, nesta terça-feira (30), mais uma edição do Projeto Protege, voltado ao combate à violência e violações de direitos contra crianças e adolescentes. O evento aconteceu das 8h às 12h, na Casa da Cultura, em Jaboatão Centro. O projeto teve a participação de educadores e especialistas no assunto. Cerca de 450 crianças e adolescentes, além dos familiares, compareceram ao evento.

O objetivo do Protege é atrair diversos setores da sociedade para ampliar os trabalhos que já vêm sendo realizados no município. Atualmente, são identificados mais de 24 mil crianças e adolescentes em situação de risco, que são acompanhados pelas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro Especializado de Referência Social (Creas), por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O projeto Protege realiza serviços que são rotineiramente ofertados pelas políticas de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Trabalho e instituições parceiras do município, como também oficinas lúdicas temáticas sobre direitos e deveres das crianças e adolescente.

“A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes se une para fortalecer a rede de proteção à criança e adolescente. O Projeto Protege promove ações integradas de combate aos diversos tipos de violações dos direitos da criança e do adolescente, informa a população sobre o a rede de proteção existente no município e fortalece vínculos familiares”, afirmou Mariana Inojosa, secretária municipal de Assistência Social e Cidadania.

MUTIRÃO
Durante o evento desta terça-feira, foi realizado um Mutirão de Ações Integradas, voltado às crianças e adolescentes em situação e vulnerabilidade e risco social, em diversas oficinas distribuídas na Casa da Cultura, em Jaboatão Centro. As crianças puderam participar de oficinas lúdicas, as que tiveram mais públicos foram a de alimentação saudável; de leitura e contação de história; de fantoches e o Cine Creas. Houve apresentação da banda marcial da Escola Municipal São Sebastião e apresentação de teatro infantil da Escola Municipal Nossa Escola. A meta é realizar ações mensais em cada regional do município no ano de 2019.

CONFERÊNCIA
Educadores e especialistas também discutirão assuntos que serão levados à VII Conferência Municipal da Criança e do Adolescente, marcada para novembro, cujo tema será “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

Cinco eixos estão definidos para os debates:

Eixo 1 – Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social;
Eixo 2 – Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;
Eixo 3 – Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;
Eixo 4 – Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;
Eixo 5 – Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

Veja também

USF Curado II abrirá à noite nesta sexta-feira (9) para realização de exames de combate ao câncer de próstata

Como parte da programação do Novembro Azul, a Secretaria de Saúde de Jaboatão vai desenvolver …