Jaboatão recebe R$ 1,5 milhão para investir no setor de economia solidária

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) firmaram convênio, nesta quarta-feira (27), para incentivar a economia solidária no município. Durante reunião realizada no gabinete do prefeito Anderson Ferreira, na sede da administração municipal, em Prazeres, o secretário nacional de Economia Solidária do MTE, Natalino Odakolski, anunciou a liberação de R$ 1,5 milhão para Jaboatão dos Guararapes, único município brasileiro a ser beneficiado com a parceria, em razão do projeto Jaboatão Gerando Renda Solidária, considerado referência no setor econômico em questão.

O convênio possui duração de dois anos, período no qual 450 pessoas receberão treinamento, capacitação e orientações sobre como desenvolver atividades, gerar renda e montar seus próprios negócios. Dividido em cinco etapas, a parceria prevê capacitar os empreendedores, oferecendo cursos de artesanato, pintura, hortas comunitárias, pesca artesanal, confecção, produção de alimentos, entre outros. Também serão realizados seminários sobre marco legal e fundamentos, finanças, produção, comércio justo e solidário. Em seguida, serão montadas três lojas colaborativas em forma de contêiner e instaladas 62 barracas padronizadas, onde será comercializado tudo que for produzido.

Após assinar o convênio, o prefeito Anderson Ferreira ressaltou que a importância do apoio do Ministério do Trabalho, classificado por ele como “mais uma ferramenta que nos auxiliará a  fomentar a economia solidária no município”.

“O ministério entendeu a visão da nossa gestão em relação a essa atividade econômica inovadora de geração de trabalho sob a forma de cooperativas, associações e clubes de troca, que tanto contribuem para aumentar renda das famílias, tanto que nossa cidade é a única do País a firmar esse convênio. Esse é um investimento que vem coroar nossa gestão, no final do ano, principalmente em um momento em que os municípios necessitam de recursos”, disse o Anderson Ferreira.

O secretário nacional de Economia Solidária, Natalino Oldakoski, ressaltou que veio de Brasília para Jaboatão para anunciar a liberação de R$ 1,5 milhão justamente pelos trabalhos desenvolvidos pelo município. “São atividades relevantes. As ações da gestão do prefeito Anderson Ferreira têm dado resultados importantes e por isso o Ministério do Trabalho faz questão de assegurar que tenham continuidade”, ressaltou.