Jaboatão registra menor taxa de abandono escolar dos últimos 10 anos

A evasão escolar ainda é uma preocupação das redes públicas de ensino, principalmente nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. O município do Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, no entanto, registrou, em 2017, a menor taxa de abandono dos últimos 10 anos para as turmas no 5º ao 9º ano, chegando a 1,1%, segundo dados do Instituto de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), publicados pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com o levantamento, a redução é ainda mais expressiva quando comparada ao exercício de 2016, quando houve queda de 36%.

O resultado positivo foi comemorado pelo prefeito Anderson Ferreira, que destacou os investimentos realizados pela atual gestão no setor educacional e que têm impactado diretamente na melhoria da qualidade do ensino público no município, a exemplo da implementação de ações com foco na proficiência e retenção dos alunos, principalmente nos anos finais.

“Temos investido massivamente no setor e esse resultado nos mostra que estamos no caminho certo. Implantamos o Sistema de Gestão Escolar e realizamos a nomeação de 683 profissionais da educação, iniciativas que contribuíram diretamente para o protagonismo do nosso município na Região Metropolitana”, explicou o prefeito. “Recentemente, lançamos e entregamos livros em braille, produzidos pela nossa própria equipe, a alunos cegos da rede municipal, um projeto inédito no estado, e que, com certeza, contribui para o aumento da inclusão no Jaboatão”, acrescentou.

Ideb – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador produzido a cada dois anos para avaliar o desempenho de alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio. De acordo o levantamento realizado em 2017, Jaboatão dos Guararapes ficou com média de 5,2 nos anos iniciais, ocupando o primeiro lugar entre as cidades da Região Metropolitana. O crescimento de 6% com relação à nota de 2015 rendeu ao município lugar de destaque no cenário estadual, que superou, em 2017, a meta estipulada pelo Ministério da Educação para o ano de 2021.