Foto: Matheus Britto

Jaboatão sedia evento regional e promove ciclo de debates sobre reforma da Previdência

Jaboatão dos Guararapes sediou, nos últimos três dias, o XI Encontro Estadual da Associação Pernambucana das Entidades de Previdência Pública (Apepp), IV Encontro Regional do Nordeste dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS’s) e o I Fórum de Previdência do JaboatãoPrev. Representantes de institutos previdenciários, gestores, professores e palestrantes trocaram informações sobre diversos temas, incluindo a Reforma da Previdência, pauta em tramitação no Congresso Nacional, que suscita importantes – e pertinentes – debates em todas as esferas da sociedade. A mesa redonda que marcou o encerramento do evento, nesta sexta-feira (9), foi moderada pelo presidente do JaboatãoPrev, Antônio Luiz Pereira, que conduziu um frutífero diálogo sobre a perspectiva dos investimentos na atual conjuntura político-econômica.

Ao falar sobre a importância do evento, principalmente para gestores públicos, Antônio Luiz Pereira lembrou que, apesar de se tratar de um assunto delicado, a reforma previdenciária precisa ser encarada com seriedade e amplamente debatida.

“Nós, gestores públicos e cidadãos no geral, precisamos estudar o tema, para que possamos fazer nosso dever de casa com o máximo de excelência. A reforma, tal como tramita no Congresso Nacional, vai exigir de nós muito trabalho e dedicação, para que adaptemos nossos municípios e regimes próprios de previdência às novas regras. Por isso a importância de um evento como esse, para que, por meio de um ciclo de palestras e debates, pudéssemos discutir prováveis cenários e conhecer melhor as opções que nos são dadas”, disse o presidente do JaboatãoPrev.

Presidente da Apepp, Maria Lúcia Alves de Lima assinalou que, “neste momento de crise econômica, é preciso garantir a sustentabilidade dos RPPSs, pois é notório que há um desafio, por parte do Governo Federal, em reformar a Previdência Social, dado o discurso sobre o equilíbrio financeiro sob pena da falência do Regime Previdenciário Público”. Representando a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o prefeito de Triunfo, João Batista, por sua vez, destacou que os municípios têm a obrigação de participar da discussão. “Os atuais prefeitos estão encontrando dificuldades para manter o regime previdenciário. A gestão do RPPS’s é de fundamental importância e um assunto que interessa a todos”, alertou.

O evento foi realizado de 7 a 9 de junho, no Centro de Convenções do Hotel Tryp Pernambuco, em Barra de Jangada, e foi organizado em parceria entre a Apepp e o JaboatãoPrev. De acordo com a organização, participaram cerca de 220 pessoas, de todos os estados do Nordeste. A próxima edição deverá ser realizada em 2018, no município pernambucano de Salgueiro.