Jaboatão sobe 69,5 pontos e atinge nível de transparência desejado no ranking do Tribunal de Contas de Pernambuco

Jaboatão dos Guararapes foi o único município pernambucano a alcançar o nível desejado de transparência na avaliação realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). De acordo com o levantamento, que analisa o cumprimento de exigências que determinam a disponibilização em tempo real de informações sobre a execução orçamentária e financeira, bem como a implementação de mecanismos que facilitem o acesso a esses dados, Jaboatão dos Guararapes obteve 766,5 pontos, 69,5 a mais do que no ano passado, uma melhora que fez com o índice que mede o nível de transparência do município subisse de moderado para desejado.

A pesquisa do tribunal de contas analisou o índice de transparência dos portais das prefeituras dos 184 municípios pernambucanos e utilizou critérios de avaliação em que foram apreciados, além da análise de conteúdo, aspectos tecnológicos exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal e pela Lei de Acesso à Informação. O levantamento, realizado desde 2015, visa estimular a melhoria da transparência pública e facilitar o controle social pelos órgãos responsáveis.

De acordo com a controladora-geral da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Andrea Costa, a melhora no ranking é resultado direto das ações que têm sido implementadas pela gestão do prefeito Anderson Ferreira desde o início do ano, a exemplo da inserção da remuneração de servidores, relatórios de diárias e passagens, convênios, contratos, editais de licitação, entre outros.

“Todas as medidas que adotamos até agora objetivam facilitar o acesso da população às contas públicas da forma mais transparente possível, uma vez que um dos pilares da atual gestão é trabalhar para construir uma cidade cada vez melhor e mais justa. Conseguimos subir 69,5 pontos no ranking do TCE e atingir o índice de transparência desejado, mas o desafio continua, pois ainda há muito a ser feito na busca pela excelência. E não iremos medir esforços para fomentar e contribuir para a formação de uma sociedade comprometida com a coisa pública”, assinalou a controladora.