Foto: Chico Bezerra/PJG

Jaboatão volta a contar com atendimento do INSS

O aniversário de 425 anos do Jaboatão dos Guararapes foi marcado por dois importantes anúncios feitos pelo prefeito Anderson Ferreira e que atendem a pleitos antigos da população. Durante evento organizado no bairro de Jaboatão Centro, nesta sexta-feira (4), foi assinado um termo de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para a instalação de um posto de atendimento ao público no município e um contrato de cessão de uso do Cineteatro Samuel Campelo, que, a partir de agora, ficará sob a responsabilidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) pelos próximos 20 anos. Além dos anúncios, a prefeitura promoveu, ainda, uma série de atividades socioculturais e dois grandes mutirões de serviços gratuitos, montados em polos nos bairros de Prazeres e Jaboatão Centro.

Após assinar os contratos de concessão, o gestor público falou sobre a importância de reativar o emblemático espaço cultural, fundado em 1947. Sob a guarda do Sesc, o instrumento receberá ações de teatro, cinema, música, artes plásticas e dança. “Quando iniciamos a gestão, o Cineteatro Samuel Campelo tinha acabado de passar sete anos fechado. Nós estamos falando do único teatro público do município, entregue após um longo período de reformas, sem equipamentos e sem condições de ser utilizado como ferramenta de cultura para a população. Hoje, quando completamos 425 anos de história, nada mais justo do que presentear a população devolvendo um equipamento que é deles por direito”, avaliou.

Quanto ao acordo de cooperação técnica e o contrato de concessão firmado com o INSS, Anderson Ferreira disse que preza por uma gestão cada vez mais humanizada, com servidores atentos às demandas da população. “Ouvíamos muitos apelos para que o município voltasse a ter um posto de atendimento. Imagine que são 35 mil usuários do INSS e, entre eles, estão idosos, pessoas com problemas de saúde e de locomoção. E durante dois anos, eles precisaram se deslocar para a capital para serem atendidos. Por isso, estamos cedendo um espaço para que os usuários do sistema previdenciário possam ser recebidos com melhores condições e mais comodidade”, destacou o prefeito.

“Agora, as regionais do Jaboatão poderão realizar vários serviços do INSS. A partir do acordo de cooperação técnica, será como se o município ganhasse sete novas agências. Os servidores serão treinados para atender os beneficiários da melhor forma possível. Anderson Ferreira é um prefeito que pensa à frente. Jaboatão é o primeiro município da Região Metropolitana a assinar esse tipo de acordo”, elogiou o superintendente regional do INSS no Nordeste, Marcos de Brito.

Nos dois mutirões realizados nesta sexta-feira, a população pôde realizar diversos tipos de exames, como avaliação nutricional, teste de hanseníase, exame cardiológico e mamografia, bem como consultas de diferentes especialidades médicas, como oftalmologia e odontologia. Foram montados, também, postos de atendimento para solicitação e encaminhamento para emissão de certidão de nascimento, casamento e óbito. Unidades itinerantes da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) participaram do evento, ofertando serviços de negociação de contas.