Foto: Chico Bezerra/PJG

Jaboatão volta a contar com atendimento do INSS

O aniversário de 425 anos do Jaboatão dos Guararapes foi marcado por dois importantes anúncios feitos pelo prefeito Anderson Ferreira e que atendem a pleitos antigos da população. Durante evento organizado no bairro de Jaboatão Centro, nesta sexta-feira (4), foi assinado um termo de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para a instalação de um posto de atendimento ao público no município e um contrato de cessão de uso do Cineteatro Samuel Campelo, que, a partir de agora, ficará sob a responsabilidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) pelos próximos 20 anos. Além dos anúncios, a prefeitura promoveu, ainda, uma série de atividades socioculturais e dois grandes mutirões de serviços gratuitos, montados em polos nos bairros de Prazeres e Jaboatão Centro.

Após assinar os contratos de concessão, o gestor público falou sobre a importância de reativar o emblemático espaço cultural, fundado em 1947. Sob a guarda do Sesc, o instrumento receberá ações de teatro, cinema, música, artes plásticas e dança. “Quando iniciamos a gestão, o Cineteatro Samuel Campelo tinha acabado de passar sete anos fechado. Nós estamos falando do único teatro público do município, entregue após um longo período de reformas, sem equipamentos e sem condições de ser utilizado como ferramenta de cultura para a população. Hoje, quando completamos 425 anos de história, nada mais justo do que presentear a população devolvendo um equipamento que é deles por direito”, avaliou.

Quanto ao acordo de cooperação técnica e o contrato de concessão firmado com o INSS, Anderson Ferreira disse que preza por uma gestão cada vez mais humanizada, com servidores atentos às demandas da população. “Ouvíamos muitos apelos para que o município voltasse a ter um posto de atendimento. Imagine que são 35 mil usuários do INSS e, entre eles, estão idosos, pessoas com problemas de saúde e de locomoção. E durante dois anos, eles precisaram se deslocar para a capital para serem atendidos. Por isso, estamos cedendo um espaço para que os usuários do sistema previdenciário possam ser recebidos com melhores condições e mais comodidade”, destacou o prefeito.

“Agora, as regionais do Jaboatão poderão realizar vários serviços do INSS. A partir do acordo de cooperação técnica, será como se o município ganhasse sete novas agências. Os servidores serão treinados para atender os beneficiários da melhor forma possível. Anderson Ferreira é um prefeito que pensa à frente. Jaboatão é o primeiro município da Região Metropolitana a assinar esse tipo de acordo”, elogiou o superintendente regional do INSS no Nordeste, Marcos de Brito.

Nos dois mutirões realizados nesta sexta-feira, a população pôde realizar diversos tipos de exames, como avaliação nutricional, teste de hanseníase, exame cardiológico e mamografia, bem como consultas de diferentes especialidades médicas, como oftalmologia e odontologia. Foram montados, também, postos de atendimento para solicitação e encaminhamento para emissão de certidão de nascimento, casamento e óbito. Unidades itinerantes da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) participaram do evento, ofertando serviços de negociação de contas.

Veja também

Artesanato do Jaboatão dos Guararapes marca presença na 19ª Fenearte

Brinquedos populares, artigos em cerâmica, quadros e acessórios em tecidos são apenas uma amostra do …