Karynna Spinelli, Leto do Cavaco e Ganga Barreto comandam abertura do polo artístico da 360ª Festa da Pitomba

Milhares de pessoas compareceram, ontem (20), à noite de abertura do polo artístíco da 360ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, no município do Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. Uma das mais tradicionais festividades do calendário cultural pernambucano, a Festa da Pitomba, como é popularmente conhecida, teve início no Domingo de Páscoa (16) e segue até a próxima segunda-feira (24), levando ao público uma série de atividades religiosas, culturais e shows gratuitos com cantores e bandas locais. Além disso, a prefeitura montou para o público, no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, em Prazeres, uma estrutura com diversos serviços, que vão desde a promoção de ações nas áreas de Saúde e Desenvolvimento Social, a um parque de food truck, feirinha de artesanato e zona livre de wi-fi.

Cantora, compositora e artista plástica olindense, Ganga Barreto, conhecida por ter trabalhado durante 15 anos ao lado da cirandeira Lia de Itamaracá, foi a primeira atração da noite de shows do polo artístico. Reconhecida internacionalmente por ter levado para para casa o prêmio BBC de Londres, na categoria Melhor Disco do Mundo, pelo álbum Tráfico, lançado em parceria com a banda Think Of One, Ganga misturou samba e mangue beat e garantiu a animação do público ao apresentar um repertório que mesclou canções autorais e versões de clássicos da MPB, um set list montado para o seu mais recente projeto, Observatório.

Em seguida, foi a vez do pagode de Leto do Cavaco, que, ao lado de músicos convidados, relembrou diversos sucessos do ritmo. O músico fez questão de subir ao palco logo após o término da apresentação de Ganga Barreto, a fim de garantir que os presentes continuassem no clima de animação. O público entendeu o recado e retribuiu à altura, transformando o Monte dos Guararapes numa grande roda de pagode.

Fundadora do Clube do Samba do Recife, a cantora e compositora pernambucana Karynna Spinelli encerrou a noite de shows com chave de ouro, e deixou claro que o “samba de terreiro”, como ela mesma define sua música, segue conquistando cada vez mais espaço e admiradores. “Tenho um grande prazer de estar presente nesta primeira noite de shows de uma festa tão rica e cheia de história, em um lugar que pulsa nossa cultura, nossa força, nossa garra. A energia e o carinho que recebi do público foi algo maravilhoso. À nova gestão, meu muito obrigado e meus parabéns por todo cuidado e carinho em manter viva e valorizada a cultura que vi e aqui vivi”, disse a sambista.

Karynna iniciou a carreira artística em 2004, participando de grupos de música popular como o Afro Raízes de Quilombo e o Sambadelas. O reconhecimento veio em 2008, quando apresentou o projeto Salve Clara Guerreira, em homenagem à cantora Clara Nunes. Em 2011, lançou o álbum Morro de Samba, com o qual obteve notoriedade nacional. Negona, de 2013, seu segundo trabalho, consagrou o nome da pernambucana entre os maiores sambistas da nova geração.

Hoje, a animação fica por conta das bandas Capim com Mel e Shot Sertanejo. Amanhã, André Rio, Ed Carlos, Marrom Brasileiro, Maestro Spok, Luciano Magno e Carla Rio garantem a animação dos presentes ao som de muito frevo. Já no domingo, a noite será dedicada ao brega, com MC Troinha, Banda Torpedo, Dan Ventura, MC Tocha, Sheldon Ferrer e MC Menor. O encerramento da festa, na segunda-feira, será marcado pelas apresentações de Petrúcio Amorim, Irah Caldeira, Nádia Maia, Teresinha do Acordeon, André Macambira, Pecinho Amorim, Rogério Rangel e Bia Marinho. Os shows começam às 20h e se estendem até às 00h.

SEGURANÇA

Cerca de 1.500 agentes da Polícia Militar e Guarda Municipal atuam na segurança de todos os polos da festa. Ônibus equipados com câmeras eletrônicas de videomonitoramento, posicionados em locais estratégicos, auxiliam o efetivo na varredura do perímetro e garantem a tranquilidade do público que for até o Monte dos Guararapes para participar das celebrações eucarísticas, atividades culturais e shows artísticos.