Foto: Matheus Britto/PJG

Lançado projeto de requalificação do Parque Histórico Nacional dos Guararapes

Foi lançado, nesta segunda-feira (15), o projeto de requalificação do Parque Histórico Nacional dos Guararapes. A cerimônia, realizada no Mirante dos Montes dos Guararapes, no bairro de Prazeres, contou com a participação dos ministros da Cultura, Roberto Freire, e da Defesa, Raul Jungmann, além do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e do prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira. O lançamento ocorre quatro dias após o presidente da República, Michel Temer, assinar decreto criando a comissão interministerial que ficará responsável pela condução do projeto.

Em seu discurso, o prefeito Anderson Ferreira lembrou que procurou o ministro Raul Jungmann, em Brasília, para tratar sobre a importância de requalificar o espaço, tendo recebido, na oportunidade, a informação de que a Defesa iria destinar R$ 5 milhões para a construção do Memorial dos Guararapes, espaço destinado à preservação da memória dos que lutaram na batalha de 1817. Em seguida, o prefeito recebeu, em seu gabinete, visita do ministro Roberto Freire, quando firmaram a parceria entre os governos federal e municipal em torno do projeto. Durante o ato de lançamento, o gestor municipal assegurou o empenho de toda a sua equipe e o fornecimento dos dados do geoprocessamento que foi realizado pela prefeitura no local.

“O dia de hoje é de muita alegria para todos nós, pernambucanos e brasileiros, mas, principalmente, para a nossa equipe da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. Desde que iniciamos nossa gestão, tratamos com muita seriedade a questão da requalificação do Parque Histórico Nacional dos Guararapes, por sabermos do seu potencial turístico e do peso que ocupa na história da nossa cidade e do nosso País. Gostaria de agradecer aos ministérios da Cultura e da Defesa pela parceria e deixar claro que iremos dar o nosso melhor para que esse projeto, que já nasce grandioso, tenha êxito e possa colocar o Monte dos Guararapes no lugar que lhe é digno”, assinalou Anderson.

Em seguida, o ministro Raul Jungmann resgatou fatos importantes da Batalha dos Guararapes para falar sobre a importância do município para a história do Brasil. Segundo ele, a requalificação do parque irá contribuir de forma significativa para preservar a memória dos personagens e garantir que as próximas gerações possam desfrutar de um espaço de lazer e conhecimento. “Essa é uma grande responsabilidade que assumimos, de entregarmos a Jaboatão, a Pernambuco e ao Brasil um espaço que faça jus ao peso que o local ocupa na história do País. E muito nos orgulha saber que, desde o primeiro momento, pudemos contar com o apoio irrestrito do prefeito Anderson Ferreira, com sua disposição e engajamento. Vamos trabalhar unindo forças para que essa obra seja executada de forma magistral”, afirmou.

Apesar de não ter cravado prazos, Roberto Freire disse que a expectativa é de que a população receba o parque requalificado até o fim do próximo ano. “Queremos concluir esse projeto até dezembro de 2018, principalmente por fazermos parte de um governo de transição. A intenção da gestão do presidente Michel Temer, desde o início, foi de trabalhar para entregar para o próximo governo, em 2019, um País com cenário muito melhor do que encontramos”, pontuou o ministro, ao acrescentar que estuda a possibilidade de captar recursos para a obra por meio da Lei Rouanet.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o parque foi palco de um dos mais importantes episódios da história nacional: a Batalha dos Guararapes (1648 -1649), que consistiu em enfrentamentos entre as forças portuguesas e holandesas pelo controle de boa parte da região Nordeste do Brasil. Criado em 1971, o equipamento conta com uma área de 3,63 quilômetros quadrados, parte dela sob responsabilidade do Exército Brasileiro. O local também é sede da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, templo barroco que guarda os restos mortais dos heróis das lutas ali travadas.