Foto: Matheus Britto/PJG

Lumiar vence 4º Festival de Quadrilhas Juninas do Jaboatão dos Guararapes

A Lumiar foi a grande vencedora do 4º Festival de Quadrilhas Juninas do Jaboatão dos Guararapes, realizado de 20 a 24 de junho, no Centro Cultural Miguel Arraes de Alencar, no bairro de Prazeres. Cerca de duas mil pessoas acompanharam de perto a final, disputada na noite de ontem (24) pelos grupos Evolução, Lumiar e Raio de Sol, os três primeiros colocados dentre os quatorze que participaram do concurso. A festa marcou, ao som de muito forró pé-de-serra e animação, o encerramento das atividades do polo. Mas ainda dá tempo de aproveitar os festejos, pois, neste domingo (25), na Praça do Rosário, em Jaboatão Centro, a partir das 18h, haverá shows com a dupla Felipe e Gabriel e os cantores Assisão, Benil e Nádia Maia.

Vinda do bairro do Pina, no Recife, a Lumiar trouxe para o público a história do banho de São João, narrativa de um ato de fé sobre a tradição de uma cidade fictícia que, ao cantar do galo, se arruma inteira para banhar a imagem do santo nas margens do rio. Conta a peça que aqueles que pretendem se casar devem passar por baixo do andor durante a procissão, e é aí que tem início a peleja de Flora, noiva que, ansiosa para subir ao altar, mobiliza toda a comunidade e faz de tudo para conseguir realizar seu sonho.

O prêmio para a primeira colocada, no valor de R$ 5 mil, foi entregue pelo secretário-executivo de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo do Jaboatão dos Guararapes, André Trajano, que, ao realizar um balanço dos cinco dias de festejos, afirmou estar com a sensação de dever cumprido.

“Tivemos poucos dias para organizar o São João do Jaboatão, mas trabalhamos intensamente e, depois de ver essa quantidade de pessoas que vieram prestigiar a final do nosso concurso de quadrilhas, e a alegria que tomou conta do Centro Cultural Miguel Arraes, volto para casa com a certeza do dever cumprido, de que entregamos à população uma festa com excelente estrutura, segura e que, desde o primeiro momento, prezou pela valorização da cultura nordestina”, assinalou Trajano.