Foto: Matheus Britto/PJG

Lumiar vence 4º Festival de Quadrilhas Juninas do Jaboatão dos Guararapes

A Lumiar foi a grande vencedora do 4º Festival de Quadrilhas Juninas do Jaboatão dos Guararapes, realizado de 20 a 24 de junho, no Centro Cultural Miguel Arraes de Alencar, no bairro de Prazeres. Cerca de duas mil pessoas acompanharam de perto a final, disputada na noite de ontem (24) pelos grupos Evolução, Lumiar e Raio de Sol, os três primeiros colocados dentre os quatorze que participaram do concurso. A festa marcou, ao som de muito forró pé-de-serra e animação, o encerramento das atividades do polo. Mas ainda dá tempo de aproveitar os festejos, pois, neste domingo (25), na Praça do Rosário, em Jaboatão Centro, a partir das 18h, haverá shows com a dupla Felipe e Gabriel e os cantores Assisão, Benil e Nádia Maia.

Vinda do bairro do Pina, no Recife, a Lumiar trouxe para o público a história do banho de São João, narrativa de um ato de fé sobre a tradição de uma cidade fictícia que, ao cantar do galo, se arruma inteira para banhar a imagem do santo nas margens do rio. Conta a peça que aqueles que pretendem se casar devem passar por baixo do andor durante a procissão, e é aí que tem início a peleja de Flora, noiva que, ansiosa para subir ao altar, mobiliza toda a comunidade e faz de tudo para conseguir realizar seu sonho.

O prêmio para a primeira colocada, no valor de R$ 5 mil, foi entregue pelo secretário-executivo de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo do Jaboatão dos Guararapes, André Trajano, que, ao realizar um balanço dos cinco dias de festejos, afirmou estar com a sensação de dever cumprido.

“Tivemos poucos dias para organizar o São João do Jaboatão, mas trabalhamos intensamente e, depois de ver essa quantidade de pessoas que vieram prestigiar a final do nosso concurso de quadrilhas, e a alegria que tomou conta do Centro Cultural Miguel Arraes, volto para casa com a certeza do dever cumprido, de que entregamos à população uma festa com excelente estrutura, segura e que, desde o primeiro momento, prezou pela valorização da cultura nordestina”, assinalou Trajano.

Veja também

Rede municipal de ensino do Jaboatão espera 69 mil alunos na volta às aulas

Os alunos da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes voltaram às aulas nesta …